ASSUFBA faz assembleia em Arquitetura para debater condições de trabalho e Turnos Contínuos com trabalhadores

A atividade fez parte da semana de paralisações da categoria

Assembleia em Arquitetura reune servidores num amplo debate

Assembleia em Arquitetura reune servidores num amplo debate. Foto: Foco Filmes / Eduardo Paranhos

No dia 28/08, na Faculdade de Arquitetura, os servidores técnico-administrativos da UFBA realizaram mais uma assembleia dentro da semana de paralisações, que faz parte da jornada de lutas da categoria por melhores condições de trabalho e valorização profissional.

A assembleia aberta pelo coordenador de Formação Sindical, Antônio Bomfim Moreira, começou com um relato da atividade desenvolvida nas unidades da UFBA, na manhã de ontem, o “arrastão” político. “A direção da ASSUFBA e vários servidores percorreram as unidades de Ondina e do Canela para convocar a categoria para as atividades da semana, num amplo debate sobre a importância da luta e unidade da nossa categoria para garantir as conquistas”, destacou Antônio Bomfim.

Coordenador de Formação Sindical, Antônio Bomfim Moreira inicia os trabalhos durante assembleia. Foto: Foco Filmes / Eduardo Paranhos

Coordenador de Formação Sindical, Antônio Bomfim Moreira inicia os trabalhos durante assembleia. Foto: Foco Filmes / Eduardo Paranhos

Os trabalhadores debateram as condições de trabalho nas unidades da UFBA. Relatos foram apresentados por servidores das mais variadas unidades da universidade, como no Serviço Médico da UFBA. Houve exposição também sobre as condições insalubres de trabalho nos laboratórios.

Servidores fazem relatos sobre condições de trabalho à ASSUFBA durante assembleia. Foto: Foco FIlmes / Eduardo Paranhos

Servidores fazem relatos sobre condições de trabalho à ASSUFBA durante assembleia. Foto: Foco FIlmes / Eduardo Paranhos

 “É importante que a categoria acompanhe essa situação de perto ao ouvir a apresentação de cada colega porque é um esforço coletivo nosso, no sentido de resolver esses problemas na construção das respostas efetivas para superar as dificuldades. Esse é o primeiro momento que estamos tendo aqui. O que foi trazido por vocês será levado para os dirigentes de unidades pela ASSUFBA”, afirmou Antônio Bomfim.

Para o coordenador de Esporte e Cultura, Mario Sergio Nascimento, “é necessário que a categoria construa esse movimento, essa paralisação pela jornada de trabalho”. E esta semana introduziu importantes debates como o que foi realizado sobre condições de trabalho.

Coordenador de Esporte, Mário Sergio Nascimento durante assembleia. Foto: Foco Filmes / Eduardo Paranhos

Coordenador de Esporte, Mário Sergio Nascimento durante assembleia. Foto: Foco Filmes / Eduardo Paranhos

Turnos Contínuos

Outro debate importante realizado durante a assembleia da categoria foi em relação aos Turnos Contínuos que foi detalhado pela coordenação da ASSUFBA toda a luta pela implantação da flexibilização da jornada de trabalho na UFBA para todos. “A categoria dos Técnico-administrativos em Educação entende que existe a necessidade da ampliação dos horários de atendimento, o que será capaz através da regulamentação do funcionamento da Universidade em Turnos Contínuos. Essa é uma luta histórica da ASSUFBA. É inconcebível que a UFBA funcione das 8h às 18h, com intervalo das 12 às 14h. A real necessidade é de um funcionamento ininterrupto, das 7h às 22h (com turno de seis horas) ”, argumentou Antônio Bomfim Moreira, dizendo que está sendo construída essa luta em favor da categoria e para isso foram apresentados no Consuni a exposição de motivos e fundamentos legais para a flexibilização da Jornada de Trabalho para todos os servidores.

Amanhã, dia 29, a categoria vai fazer um ato às 7h contra a EBSERH no Hospital das Clínicas seguido de atividade na reitoria da UFBA.

Fonte: Ascom ASSUFBA Sindicato