ASSUFBA marca presença na Lavagem do Bonfim 2019

A ASSUFBA Sindicato esteve presente na Lavagem do Bonfim, nesta quinta (17/01). Na tradicional procissão que mescla fé, festividade e protestos de diversos movimentos sociais e categorias sindicais, a ASSUFBA levou na faixa abre-alas do bloco seu lema principal: “Fé na luta”.

Aída Maia, Coordenadora-Geral da ASSUFBA, participou da caminhada junto à categoria. “Como sempre a ASSUFBA tem um marco. Em todos os espaços em que a gente pode levar a luta, nós levamos. E neste momento é de suma importância mostrar como nós resistimos e esse foi o nosso papel na Lavagem do Bonfim: mostrar para a sociedade baiana que a ASSUFBA defende a universidade pública, gratuita e de qualidade e a defesa, também, dos trabalhadores”, comentou a Coordenadora. 

Mário Sérgio, coordenador de esporte e cultura, responsável pela organização do bloco da ASSUFBA no cortejo, declarou ter ficado satisfeito com o resultado. “Os últimos dias foram de trabalho intenso, tivemos que fazer um grande esforço para que o nosso bloco acontecesse. Sempre é uma luta e uma realização para todos”, afirmou. 

As bandeiras do sindicato este ano foram contra o fascismo, pró Técnicos-Administrativos em Educação e em defesa dos Hospitais Universitários.

O momento de “fé na luta”, também foi de descontração. Animando o bloco ASSUFBA, um grupo de sopro e percussão  fez a alegria dos associados, tocando marchinhas e músicas já conhecidas do público baiano.

A multidão que passava pelo bloco da ASSUFBA, ao ver as bandeiras erguidas, cumprimentava a categoria com abraços e aplausos, além de tirar fotos erguendo-as, em especial às contra a reforma da previdência e ao desmonte dos hospitais universitários. 

O maior sucesso entre o público externo foi “Nossa bandeira nunca será LARANJA”, com uma montagem com o presidente eleito Jair Bolsonaro e Flávio Queiroz, ex-assessor do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL), que estava sendo investigado criminalmente por movimentações financeiras atípicas de R$ 1,2 milhão.