Na Lavagem do Bonfim, ASSUFBA faz protesto político contra o governo

A ASSUFBA fez a primeira aparição pública organizada enquanto classe trabalhadora de Técnico-Administrativos em Educação, nesta quinta-feira, durante a Lavagem do Bonfim. O Sindicato e a categoria afirmaram coletivamente a  identidade pelas ruas da Cidade Baixa e desfilaram o protesto político mais contundente contra o governo Bolsonaro. 

O tema deste ano “Bolsonaro inimigo da Educação” veio no abre-alas do bloco dos servidores junto com a frase: Técnico-Administrativos em Educação contra a destruição do sistema federal de ensino público.

O Técnico-Administrativo e membro da Seção Sindical do COM-Hupes, Giancarlo Damiani, acompanhou o bloco da ASSUFBA e falou sobre a importância da entidade nesses 39 anos na caminhada até a Colina Sagrada.  

“A presença do Sindicato na Lavagem do Bonfim é a oportunidade de estar mais perto da sociedade e expor em que conjuntura adversa nós estamos, com um governo que tem desrespeitado as universidades públicas. A ASSUFBA vem mostrando à população, quando valoriza o servidor, o professor, o aluno, os pacientes nas unidades hospitalares’, declarou Gian.

Além da temática principal, esse ano a ASSUFBA trouxe importantes reflexões para as ruas. Entre os cartazes, a valorização da mulher, o repúdio ao feminicídio e ao desmonte da educação. 

Os servidores também pediam pelo direito a insalubridade e periculosidade, que foram retirados da categoria, além de melhores condições no ambiente de trabalho.

A Coordenadora de Políticas Sociais e Anti-Racistas, Lucimara da Cruz, comentou sobre o que espera neste 2020 para a categoria. “Esperamos muito luta, por que os direitos conquistados nas últimas duas décadas estão sendo atacados com intensidade nos últimos 3 anos. Eu desejo a minha categoria e ao povo brasileiro muita energia para combatê-lo com combate. A fim de recuperar o que conquistamos e avançar para construir a unidade dos trabalhadores e dos movimentos para que gente vença nosso verdadeiro inimigo”, expressou.

Antônio Bomfim Moreira, Coordenador de Comunicação, levou a faixa abre-alas e reforçou em sua fala a temática deste ano. “Bolsonaro escolheu a educação como seu alvo de destruição. Nós não aceitamos que o Sistema Federal de Ensino Público seja ferido de morte”, declarou.

A fanfarra acompanhou o bloquinho, que junto às faixas, chamou muita atenção do público que acompanhava a procissão. Muitas pessoas aproveitaram a oportunidade para registrar suas fotos frente a faixa abre-alas, aos gritos de “Fora Bolsonaro, Inimigo da Educação”. 

Esse foi mais um ano de fé, reivindicando por melhorias de trabalho para a comunidade UFBA, pedindo respeito às mulheres, combate ao assédio nas universidades, e principalmente, repudiando o maior inimigo da categoria, que junto a sua corja de milicianos, insiste em atacar as universidades públicas e de qualidade.