ASSUFBA parabeniza a UFRB e a comunidade universitária pelos 15 anos da instituição

Há 15 anos nascia a UFRB. E, neste dia 29 de julho, a ASSUFBA parabeniza a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e a comunidade universitária pelo compromisso com o crescimento, consolidação e desenvolvimento da instituição.

Obviamente, no dia do aniversário da UFRB, o Sindicato não pode deixar de destacar a atuação dos Técnico-Administrativos em Educação da instituição. O empenho diário, a responsabilidade, o zelo e o cuidado dos servidores, sem dúvidas, contribuem, desde a fundação, para a formação de uma universidade inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada. A ASSUFBA também saúda os demais membros da comunidade universitária, que desempenham importante papel todos os dias.

Aos longo dos 15 anos, a UFRB tem cumprido muito bem a missão da interiorização, criação e difusão com inovação de tecnologia e conhecimento. A universidade foi criada no governo Lula, sendo a primeira instituição federal de ensino superior instalada no interior da Bahia.

À época, a ASSUFBA foi uma das defensoras do projeto, assim como outras entidades do movimento sindical e parlamentares do Estado, a exemplo da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), que teve atuação destacada no processo para a aprovação no Congresso Nacional da proposta inovadora.

As atividades da UFRB foram iniciadas em 2005. Hoje, após a expansão, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia é multicampi. Com sede na cidade de Cruz das Almas, tem unidades instaladas nos municípios de Amargosa, Cachoeira, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

Além da descentralização dos polos educacionais das capitais, a criação da universidade contribuiu para a expansão regional. Por estar presente em diversos municípios, a instituição estabelece relação direta com outros segmentos da sociedade, participando de iniciativas que promovem a superação das desigualdades sociais e o desenvolvimento regional e sociocultural.

Desde a fundação até os dias atuais muita coisa mudou. Resultado da política pública de REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), a instituição viu, nos últimos anos, o crescimento do número de jovens, sobretudo da população negra e pobre da Bahia, com acesso ao nível superior.

Viva a UFRB!