ASSUFBA parabeniza os profissionais pelo Dia Nacional da(o) Técnica(o) e Auxiliar de Enfermagem e ressalta importância de investimento na saúde

Nesta quarta-feira (20/05), a Semana da Enfermagem se encerra, com a comemoração do Dia Nacional da(o) Técnica(o) e Auxiliar de Enfermagem. A data é celebrada no Brasil desde 2004, ano em que o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) definiu para homenagear toda classe trabalhadora da Enfermagem. Todos os dias, os profissionais estão na linha de frente para cuidar e salvar vidas.

A ASSUFBA Sindicato parabeniza os profissionais pela atuação responsável e o brilhantismo do trabalho realizado diariamente. Sobretudo durante a pandemia, o Sindicato ressalta a importância dos aproximadamente 1,8 milhão de profissionais no país que se arriscam todos os dias para garantir à população o atendimento necessário e de qualidade, segundo dados do Cofen.

Além do cenário de pandemia, soma-se às reivindicações desses profissionais a necessidade de investimento no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como o fim dos ataques aos direitos e às reduções de recursos.

A pesquisa Precarização do trabalho de enfermeiras, técnicas e auxiliares de Enfermagem nos hospitais públicos, realizada pela UFBA, evidenciou que entre as condições de trabalho, 46,8% dos motivos que causam a precarização do trabalho da categoria é a falta de equipamentos adequados.

Dados do Observatório da Enfermagem, plataforma criada pelo Cofen para monitorar os casos de infecções de Covid-19 entre os profissionais da Enfermagem, mostram que mais de 55 mil trabalhadores já foram contaminados pela Covid-19, no Brasil. Deste total, 778 morreram vítimas do vírus. As mulheres, maioria na profissão (84,7%), são as mais infectadas e que mais morrem pelo vírus, 85,31% e 67,61%, respectivamente.

No Dia Nacional da (o) Técnica(o) e Auxiliar de Enfermagem, a ASSUFBA registra a sua homenagem à categoria e agradece pelo desempenho e dedicação na atuação sempre presente na vida dos brasileiros. Também reafirma o apoio para as bandeiras dos trabalhadores, como o grau máximo de insalubridade para os servidores que atuam nos Hospitais Universitários durante a pandemia e a aprovação do Projeto de Lei 2564/2020, que estabelece o piso salarial nacional da enfermagem e regulamenta a jornada de trabalho da categoria.

#SindicatoEPraLutar
#AprovaPL2564
#PisoSalarialJa
#30HorasJa
#NãoaPEC32
#DiaNacionaldoTécnicoEAuxiliarDeEnfermagem
#ForaBolsonaroeMourão
#VacinaParaTodosETodas
#EmDefesaDoSUS