ASSUFBA participa da posse da nova diretoria da ICTI-UFBA nesta segunda-feira (01/08)

A nova diretoria do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação – quadriênio 2022-2026 – tomou posse nesta segunda-feira (01/08), na Biblioteca Universitária de Saúde – Professor Álvaro Rubim de Pinho. A consulta prévia para escolha do Diretor (a) e Vice-diretor (a) do ICTI aconteceu nos dias 4 e 5 de julho.

Primeira diretora eleita pela comunidade do ICTI, Maiana Britos de Matos, afirmou que “é um grande desafio, sobretudo em um cenário em que vivemos, de inúmeros cortes orçamentários. Por outro lado, é uma oportunidade de criar um campus novo dentro de uma proposta de sustentabilidade, acessibilidade e trazer a universidade de qualidade, pública, gratuita e de qualidade para Camaçari e região”.

O vice-diretor eleito, André Luis Sena, falou sobre a expectativa para a gestão. “É importante para que a gente continue construindo um ICTI em harmonia com todas as pró-reitorias e a comunidade universitária em prol de um projeto de educação, ciência, tecnologia, mas que traga também uma preocupação com as humanidades”.

O reitor da UFBA, João Carlos Salles, ressaltou que a UFBA tem a marca registrada de dar atenção às unidades e o crescimento da instituição. “O déficit de vagas do ensino superior é imenso no nosso país. Expansão é levar a universidade com a sua potencialidade de pesquisa, ensino e extensão abrindo para todos. Nós queremos a universidade para todos”.

Lotada no ICTI, a Coordenadora da ASSUFBA, Adelmária Ione, marcou presença na posse. “Estamos aqui prestigiando mais esse marco histórico do instituto, que nasce com um desafio urgente de promover a inovação como um instrumento de transformação social e desenvolvimento não só econômico – porque estamos falando de um município grande – mas que ainda tem déficits humanitários muito evidentes”.

O Sindicato deseja uma boa gestão para a nova diretoria, sobretudo diante dos desafios impostos às universidades federal por conta da atual conjuntura política e econômica.