ASSUFBA participa de palestra sobre sexualidade e saúde de pessoas idosas

O sexo na terceira idade tem ligação direta com a qualidade de vida. A afirmação é da Professora Doutora Cláudia Lima, membro da Diretoria da Associação Brasileira de Gerontologia (ANG-Ba), que participou da palestra Sexualidade e Saúde de Pessoas Idosas, ocorrida na sexta-feira (23/11), na Asaprev (Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social).

Cláudia Lima fez uma explanção com foco nas dimensões da sexualidade no processo de envelhecer, entendendo ser um caminho para a qualidade de vida. “O sexo é um dos pilares”, disse. 

A representante na ANG-Ba também chamou atenção para os fatores que interferem na saúde sexual dos homens e mulheres, a exemplo de doenças como diabetes e da questão da menopausa. Cláudia ainda chamou atenção para a necessidade de prevenção na hora do sexo. Pessoas acima de 50 anos estão dentro do perfil de população mais vulnerável ao vírus HIV. Por isso, o cuidado é essencial.

Presente no evento, o Coordenador de Aposentados da ASSUFBA, Edgar de Jesus, alertou para a necessidade de visitar sempre o médico. No caso específico dos homens, falou sobre o preconceito que ainda existe na hora de procurar o urologista e lembrou sobre o Novembro Azul, voltado para a saúde do homem.