Assufba participa de posse da Reitoria da UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na última sexta-feira (31/7), a cerimônia de transmissão do cargo de Reitor e posse da Vice-Reitora para o quadriênio 2015-2019. O novo reitor da UFRB, Prof. Dr. Silvio Luiz de Oliveira Soglia, foi conduzido ao cargo pelo reitor cessante, Prof. Dr. Paulo Gabriel Soledade Nacif, que deixou a Reitoria em 2015 para assumir a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).

A solenidade marcou também a posse da Profª. Drª. Georgina Gonçalves dos Santos no cargo de vice-reitora da UFRB. Estiveram presentes na mesa de honra, além das autoridades empossadas, o coordenador de Assuntos Jurídicos da Assufba, Paulo César Vaz; o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o coordenador de Desenvolvimento de Educação Superior, Paulo Pontes da Silva, representando o secretário de Educação do Estado da Bahia; o presidente da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo, Antônio Eduardo Alves de Oliveira; e o representante do Coletivo Central Estudantil, Antônio Tafarel.

O reitor cessante, Paulo Gabriel Nacif, disse ser motivo de orgulho para uma universidade poder vivenciar a transição de um Reitorado fruto de uma escolha democrática. Os professores Silvio Soglia e Georgina Gonçalves compuseram a chapa vencedora da consulta realizada nos dias 28 e 29 de abril e foram indicados pela comunidade acadêmica para gerir a UFRB pelos próximos 04 anos. “Não tenho dúvidas que a UFRB está em boas mãos, notadamente porque, neste momento, eles assumem com muito mais experiência e a altura dos desafios que a sociedade brasileira exige”, disse Nacif, citando que o país ainda possui 14 milhões de analfabetos e cerca de 60 milhões de analfabetos funcionais.

A vice-diretora empossada, Georgina Gonçalves, reafirmou a disposição da nova Reitoria pela transparência, pelo diálogo e pelo compromisso de defesa de um espaço de inclusão e de excelência acadêmica. “Essa instituição é o resultado do desejo de muitos. Ela foi sonhada por muitos dos que aqui estão e dos que aqui estiveram. E se hoje estamos aqui é porque lá atrás homens e mulheres se mobilizaram desejando e realizando o sonho de ter uma universidade no Recôncavo da Bahia”, lembrou Georgina. Para ela, a UFRB sempre se quis grande e inclusiva. “Somos a universidade da diversidade, da inovação curricular, das ações afirmativas e da luta pela democracia”, disse.

O novo reitor Silvio Soglia agradeceu a confiança da comunidade acadêmica e afirmou que isso só aumenta a sua disposição em construir uma gestão o mais próxima possível daquela que todos esperam. Ao relembrar a trajetória dos 10 anos de criação da UFRB, Soglia sintetizou seu orgulho em fazer parte desse processo histórico. “Fomos ousados em sonhar e mudar a história da educação superior brasileira e baiana. Realizamos os sonhos da comunidade imperial e republicana do Recôncavo ao construirmos na Bahia a segunda Federal, com maioria negra e menos favorecida socialmente”, disse. “Sinto-me honrado em colaborar com esse projeto exitoso que tem os pés neste lugar e a cabeça no mundo”, completou.

Ao final da cerimônia, Soglia apresentou a nova equipe de gestão: chefe de Gabinete, Luciana Alaíde; pró-reitora de Administração, Rosilda Santana; pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso; pró-reitor de Gestão de Pessoal, Wagner Tavares; pró-reitora de Graduação, Rita Dias; pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Ciência e Inovação, Rosineide Mubarack; pró-reitor de Planejamento, José Mascarenhas e pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Maria Goretti.

 

Fonte: UFRB