ASSUFBA participa do desfile de 2 de Julho pelas ruas de Salvador

Neste último domingo, 2 de Julho, as ruas de Salvador, da Lapinha ao Largo do Campo Grande, celebraram a emancipação do povo baiano do jugo português. A comemoração deste ano foi especial, pois marcou os 200 anos de independência do Brasil na Bahia. É a vitória do povo nas urnas, que escolheu a democracia ao invés da violência, repressão e do ódio que confirma a nossa Liberdade.

Entre os representantes da ASSUFBA estavam o Coordenador de Saúde do Trabalhador, Giancarlo Damiani, que destacou a importância do festejo logo após a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pela inelegibilidade do ex-presidente. “São boas notícias: Bolsonaro inelegível e Lula presidente. A população e as entidades vêm às ruas em manifestação cívica, para lutar por aquilo que é digno para os trabalhadores e a sociedade em geral”, declarou.

Além dos cânticos saudando os heróis da independência e os gritos em apoio ao presidente Lula, também ecoaram as reinvindicações da Enfermagem pelo seu piso salarial e defesa da categoria. Lina Teles, Coordenadora da ASSUFBA, explicou que essa foi uma oportunidade de reivindicar direitos para os profissionais da área. “É um momento histórico e de suma importância. Precisamos ser respeitados pelo Supremo Tribunal Federal. O piso precisa ser estendido a todos os profissionais da Enfermagem. Estamos aqui na luta e contamos com todos”.

A auxiliar de enfermagem e Coordenadora do Sindicato, Virginia Valadão, também defendeu a valorização dos trabalhadores. “A Enfermagem fala alto no peito da população que precisa ser assistida pelo SUS. Nada de regionalização, nem de mudança em piso salarial. Piso é piso. O Estado tem de pagar, o município e o Executivo têm de nos pagar. Nós merecemos. Nossa categoria merece receber o que está na lei”, completou.

A participação da ASSUFBA no cortejo, que reuniu milhares de pessoas, foi um verdadeiro sucesso. O desfile contou ainda com manifestações populares, fanfarras e decoração das fachadas de casas e prédios. Foi bonito de ver o povo baianeiro em grandiosa festa popular. Valeu!