ASSUFBA participa dos atos em homenagem ao Dia da Consciência Negra junto à outros sindicatos

ASSUFBA Sindicato marcou presença durante o final de semana na 43ª Marcha da Consciência Negra (19 e 20 de novembro), ato em comemoração à memória de Zumbi e Dandara dos Palmares. As manifestações aconteceram na Praça da Sé, e contou com a participação de diversos coletivos dos(as) trabalhadores(as) de Salvador.

Representando o Sindicato, estiveram presentes José Carlos, da Coordenação de Administração e Finanças; Antônio Bonfim Moreira, Coordenador de Comunicação; Edgar de Jesus, da Coordenação de Aposentados; Eliete Gonçalves e Rosangela de Santana, ambas da coordenação de Políticas Sociais e Anti-racistas da instituição; e Lina Teles Guimarães, da Coordenação Regional.

Membros do Assufba, CTB-Bahia e outros movimentos sociais e sindicais se reúnem na praça 2 de julho, no centro histórico da capital.

O ato já é tradição entre os movimentos sociais e sindicais filiados à CTB-Bahia. Concebido para reinvidicar o combate ao racismo e desigualdade no país, o evento desse ano homenageou a cozinheira baiana Alaíde do Feijão. Vítima da covid-19, Alaíde foi um grande baluarte do movimento negro bahiano, e seu restaurante um ponto de encontro querido pelos ativistas e simpatizantes da causa.

Além disso, a importante vitória de Lula nas urnas também foi celebrada, como símbolo de tempos melhores para a população negra. O movimento percorreu as ruas do centro histórico até o restaurante de Alaíde, no Pelourinho, onde se concentraram em tributo à cozinheira e ativista.