ASSUFBA realiza 1º reunião virtual com os Comandos Locais de Greve da UFSB

Na tarde desta terça-feira (20), a ASSUFBA Sindicato reuniu os Comandos Locais de Greve dos Campi da UFSB para um debate sobre a atual situação da greve e as demandas de cada localidade.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Edinelvan Batista, juntamente com Maristela Aragão, da Coordenação Regional, conduziram o encontro, que contou com a presença dos comandos locais do Campus Jorge Amado (CJA); Campus Sosigenes Costa (CSC); Campus Paulo Freire (CPF) e do Comando local da Reitoria.

O Comando do CPF contou que terá uma reunião com os 3 decanos, para chegar à um acordo sobre o serviço terceirizado, além de uma reunião com os discentes, ainda nesta terça, a partir das 18h. Também estão se movimentando para buscar a mídia local, como rádio e jornal impresso, afim de divulgar as perspectivas de luta da categoria, além de espaço na câmara de vereadores.

Já o comando da CJA avaliou que a reunião com a Reitora foi diplomática. Contou ainda que, toda quarta, o comando realiza uma reunião ordinária afim de avaliar o fluxo de demandas, para deliberar pautas e pedidos considerados excepcionais. Há ainda a possibilidade de ser definido um dia para paralisação total das atividades.

O Comando local da Reitoria explicou que nos próximos dias será realizado uma reunião do comando para alinhamento e consensualizações das orientações a serem repassadas aos colegas. Ademais, reforça o pedido de engajamento dos colegas para fortificar o movimento grevista.

Como encaminhamentos, ficaram decididos:

– A ASSUFBA ficará responsável por encaminhar para a reitoria os e-mails de cada comando, afim de estabelecer um diálogo sobre atividades essenciais e o futuro da greve;

– Um encontro semanal todas as terças, às 14hrs, para discussão de demandas e dúvidas;

– Criação do grupo dos comandos de greve, para alinhamento e dúvidas, no whatsapp;

– Sobre os casos de assédio no estado de greve, foi combinada uma roda de conversa com toda a categoria para a próxima segunda feira (25), às 14:30h, no sentido de orientar os servidores de como agir nessas circunstâncias, além de avaliar medidas necessárias.