ASSUFBA realiza o I Encontro dos Novos Servidores da UFBA

Em continuidade à programação da Semana do Servidor 2011, a ASSUFBA promoveu o I Encontro dos Novos Servidores da UFBA, no Hotel Marazul (Barra). O evento, que aconteceu terça (25) e quarta (26), reuniu cerca de 200 pessoas para promover a inserção dos servidores recém-ingressos nas discussões sobre os rumos da universidade e da carreira dos técnico-administrativos.

Foto: Américo Barros

A abertura do encontro ficou por conta do reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel, que destacou a importância da inserção dos novos servidores nos debates da instituição e a contribuição do sindicato nas transformações das universidades.

A coordenação da ASSUFBA trouxe questões importantes como turnos contínuos, ponto eletrônico, assédio moral e demandas de capacitação. “Estou feliz porque o sindicato inaugurou esse debate com os novos colegas. Envolvê-los com as necessidades da nossa carreira é fortalecer a luta pela valorização da categoria, mas, é, acima de tudo, contribuir para a transformação da sociedade, que só pode começar pela educação”, ressalta Antônio Bonfim, coordenador de Formação Sindical da ASSUFBA.

Foto: Américo Barros

“Contamos com o apoio dos recém-ingressos para fortalecermos nosso sindicato, que está completando 31 anos de luta em defesa da categoria e da universidade. Mais do que servidores somos, portanto, agentes do Estado brasileiro com a missão de contribuir para efetivar um direito público essencial de cada cidadão, a Educação”, observa o coordenador geral da entidade, Renato Jorge Pinto.

Turnos contínuos e valorização da carreira – Além de recepcionar os servidores e promover o debate político, a partir do Encontro vai ser construída uma pauta específica dos servidores recém-ingressos, que será imediatamente incorporada ao Plano de Lutas da ASSUFBA.

Luta antiga da ASSUFBA Sindicato, os turnos contínuos foram um dos assuntos mais esperados, tendo apontado a necessidade de construção de campanha específica, já iniciada pela entidade. “Defendemos a implantação de turnos contínuos na universidade porque acreditamos que a medida pode expandir o número de atendimentos à comunidade acadêmica e melhorar a qualidade dos serviços prestados”, ressaltou a coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, Cássia Maciel.

Foto: Américo Barros

Para a servidora do ICAD (Barreiras-BA) Simone Leal, o caminho é perseverar pelo reconhecimento da importância dos técnico-administrativos. “Precisamos continuar lutando por nossa valorização e o espaço é este aqui. Em Barreiras, ainda sofremos muito. Nossa alternativa é pedir socorro ao sindicato no qual acreditamos”.

De acordo com o servidor da UFBA Tércio Rogério, os novos servidores tem que priorizar a filiação. “Quando peguei meu primeiro contracheque, procurei a ASSUFBA e me filiei. Enxergo no sindicato a única maneira de conseguirmos representação e lutarmos por melhores condições de trabalho para uma vida mais digna”, relata o servidor da UFBA, Tércio Rogério.

“Este encontro é, sem dúvida, uma iniciativa muito importante do nosso sindicato. Falar da realidade universidade tem quer ir além da relação professor-aluno. O trabalhador técnico não é apenas executor, é também cabeça pensante e precisa ser reconhecido como tal”, lembra Romilson Aragão, lotado no IMS/CAT (Vitória da Conquista- BA).

Ascom ASSUFBA Sindicato
27/10/2011