Reuniões Setoriais na UFBA pelos Turnos Contínuos

ASSUFBA leva debate ao Canela na Escola de Música. Foto: Américo Barros/ Foco Filmes

ASSUFBA leva debate ao Canela na Escola de Música. Foto: Américo Barros/ Foco Filmes

Turnos Contínuos. Este foi o tema que levou a ASSUFBA Sindicato a reunir mais de quarenta unidades da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Reuniões Setoriais entre os dias 18 e 27/9. As reuniões foram realizadas em unidades que representavam setores adjacentes. Em Ondina, a direção se reuniu com os servidores na Escola de Dança (18) e na Facom (24); no Canela de Baixo (25), na Escola de Administração e no Canela de Cima (27), a reunião se realizou na Escola de Música. O assunto mais destacado foi recebimento do documento encaminhado pela CGP às unidades, que deverá ser preenchido um questionário sobre os serviços prestados, público alvo e horário de funcionamento atual e como será após a implantação dos Turnos Contínuos.

Segundo relatos dos servidores, muitas unidades já responderam, porém em algumas tem se constatado posturas não democráticas  de  alguns diretores que não consultaram os servidores para o preenchimento do documento.

Coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, Cássia Maciel na Facom. Foto: Américo Barros/ Foco Filmes

Coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, Cássia Maciel na Facom. Foto: Américo Barros/ Foco Filmes

A coordenadora de Comunicação da ASSUFBA, Cassia Virgínia B. Maciel, fez uma síntese sobre a luta dos Turnos Contínuos. “Em abril desse ano a CGU solicitou à Universidade uma auditoria sobre jornada de trabalho. Nossa luta é pela autonomia da universidade de decidir sobre organização interna, aprovando no CONSUNI uma regulamentação pautada no atendimento ampliado e qualificado à nossa comunidade. Existe ampla base legal para isto”. disse a dirigente.

Do ponto de vista político, segundo o coordenador Geral, Renato Jorge Pinto, “ Esta é uma luta de toda categoria, não podemos permitir retrocessos no funcionamento da UFBA, temos que mostrar a especificidade do serviço que prestamos”.

Reunião Setorial na Escola de Administração. Foto: Américo Barros/Foco Filmes

Reunião Setorial na Escola de Administração. Foto: Américo Barros/Foco Filmes

Para o coordenado Jurídico, Paulo Cezar Vaz, essas assembleias serviram para fortalecer a categoria. “Dessa forma podemos saber mais especificamente o que cada unidade está passando, o que não temos como saber em uma Assembleia Geral por exemplo. Nosso objetivo é esse, fortalecer para vencer”.

As unidades participantes foram: SUMAI/PCU; ISP, DCA, SAD, SPE, CDH, PRODEP, Escola de Veterinária, Hospital Veterinário, LET, FACOM, BIC, IMAT, IBIO, CPD, PAF’S, FCIA, PROEXT, QUI, FÍS, IGEO, EDUFBA, FACED, ADM, DIR, ICS, MED, ARQ, POLI, FFCH,IPSI, CRECHE, EBA, TEA, NUT, ODONTO, PROGRAD, PRPPG, ICI, PROAE, ISC, EMUS, ENF, REITORIA, SMURB.

Os presentes fizeram os mais variados relatos da situação do recebimento do documento em suas unidades e órgãos. E também em relação à implantação informal de Turnos Contínuos em suas unidades.

 

Fonte: Ascom Assufba Sindicato