ASSUFBA se reúne com o reitor da UFBA, João Carlos Salles, para tratar sobre a Gestão Plena

A Coordenação da ASSUFBA, juntamente com representantes das Seções Sindicais e integrantes da categoria, se reuniu com o reitor da UFBA, João Carlos Salles, para tratar do projeto de Gestão Plena, que vai ser implantado nos setores das universidades federais. 

A reunião foi iniciada com o pedido de esclarecimento sobre o que de fato se trata a Gestão Plena e os possíveis impactos do novo modelo. O Sindicato defendeu  o vínculo entre os hospitais universitários e a universidade, tendo em vista a possível mudança de gestão e responsabilidade dos HUs para outra organização com interesses distintos.

A Coordenadora de Saúde do Trabalhador, Almira do Rosário, expôs a preocupação com a situação dos hospitais, sobretudo, no que se refere aos vínculos empregatícios e de que como seriam geridos, defendendo a permanência da responsabilidade da UFBA.

O Coordenador de Assuntos Jurídicos da ASSUFBA, Paulo Vaz, reiterou o sentimento da categoria ao afirmar a insegurança à adesão da Gestão Plena. De acordo ele, os servidores se encontram perdidos com a falta de informação a respeito do projeto, fazendo com que ocorram ruídos na comunicação interna.

Após os questionamentos da ASSUFBA, o reitor João Carlos Salles afirmou que a implantação da Gestão Plena é inevitável, mas ponderou a necessidade de preservação de alguns pontos, como a responsabilidade de manter o Plano de Carreiras e capacitação e qualificação a cargo da universidade. Posição reforçada pela superintendente da Maternidade Climério de Oliveira, Sinaide Coelho.

O Coordenador Geral do Sindicato, Renato Jorge, informou à Reitoria o posicionamento da ASSUFBA em se manter em conjunto, aberta ao diálogo para melhor facilitar a tramitação das informações aos técnicos, que vivem um clima de incertezas dentro da universidade. 

Encaminhamentos

Como encaminhamento da reunião, será formada uma comissão que, junto com a UFBA, vai produzir um documento que englobe algumas especificidades dos direitos dos trabalhadores RJU (Regime Jurídico Único), que vão ser observados pela empresa a partir da implantação. 

O documento será produzido pela ASSUFBA, as Seções Sindicais e a Prodep-UFBA.