Assufba Sindicato apoia a campanha Outubro Rosa

A campanha de conscientização contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, é realizada no mês de outubro, e direcionada em especial às mulheres. O movimento trás a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, e a Assufba Sindicato ciente da importância da campanha apoia e fortalece a iniciativa.

Não existe uma causa única para o câncer de mama. A doença está relacionada a fatores de risco de ambientais/comportamentais, reprodutivos/hormonais e genético-hereditários. Esses últimos são responsáveis por 5% a 10% do total de casos.

Estima-se que 30% dos casos da doença possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como: praticar atividade física regularmente alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Prevenção

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Segundo o Inca, não há técnica específica para o autoexame e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque.

A coordenadora de Politicas Sociais e Anti-Racismo da Assufba e integrante da União Brasileira das Mulheres, Eliete Gonçalves, ressalta a importância da conscientização da sociedade e principalmente das mulheres para a causa. “Infelizmente o câncer de mama ainda é uma doença com uma grande porcentagem entre nós, e é muito importante que a própria mulher tenha a consciência de procurar hospitais para a realização do exame e fazer a sua parte com a apalpação da mama, o que ajuda muito detectar o câncer de mama em seu estágio inicial”.