ASSUFBA Sindicato comanda grande ato conjunto de servidores da UFBA e UFRB

A categoria ocupou as ruas da cidade de Cruz das Almas, no recôncavo baiano mostrando força e unidade numa greve por melhorias na Educação

Concentração em  frente à  Reitoria da UFRB.

Concentração em frente à Reitoria da UFRB.

Os trabalhadores das Universidades Federais na Bahia mostraram muita disposição e garra numa terça-feira (15) bem diferente. Dessa vez, nada de auditório. Como na luta vale tudo, os servidores técnico-administrativos em Educação da UFBA e UFRB realizaram no 28º dia de greve um grande ato conjunto na cidade de Cruz das Almas. O movimento começou logo cedo, no  inicio da manhã em frente ao prédio da reitoria da UFRB, que foi ocupado pelos servidores da universidade.

 

Servidores da UFBA descendo do ônibus vindo de Salvador para se incorporar ao movimento.

Servidores da UFBA descendo do ônibus vindo de Salvador para se incorporar ao movimento.

Mas, de Salvador, chegaram para somar ao movimento, dois ônibus organizados pelo Comando de Greve e coordenação da ASSUFBA Sindicato com servidores da UFBA. Com faixas, cartazes e palavras de ordem, a categoria ocupou o campus da UFRB e saiu em passeata para o centro da cidade com o objetivo de mostrar a população suas demandas e lutas e porque estão em greve nacional.

Categoria no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFRB.

Categoria no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFRB.

Antes de ocupar as ruas de Cruz das Almas, ainda no Campus da UFRB, os comandos de Greve da UFBA e UFRB estiveram no prédio do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas onde estava ocorrendo uma reunião com o MEC. Os servidores realizaram uma visita pacífica e expuseram mais uma vez porque estão realizando greve junto  as demais IFES (Instituições Federais de Ensino).

Servidores ainda no Campus em passeata.

Servidores ainda no Campus em passeata.

A categoria percorreu quase 5 km em passeata saindo da UFRB com destino ao centro de Cruz das Almas.Um imenso “cordão” humano foi formado nas ruas e avenidas. Durante o trajeto muito diálogo com a população que olhava a movimentação dos trabalhadores das janelas de suas casas, acompanhava das calçadas e dos centros comerciais.

Categoria invade as ruas do centro de Cruz das Almas.

Eles  invadiram  as ruas do centro de Cruz das Almas.

Para o coordenador Jurídico da ASSUFBA, Paulo César Vaz a greve está forte e é legítima. “lutamos por melhoria salarial, por uma melhor educação neste país e recorremos à greve porque não tivemos escolha e, porque, essa é a ferramenta e única alternativa do trabalhador para mostrar a população e ao governo sua indignação por ser um menor salário do Serviço Público Federal. Sem luta não há conquista. E lutaremos até o fim”.

Categoria na Praça Senador Temístocles em Cruz das Almas durante o ato.

Categoria na Praça Senador Temístocles em Cruz das Almas durante o ato.

A categoria seguiu até a Praça Senador Temístocles, onde ficam o centro comercial e a Prefeitura de Cruz das Almas. A ideia foi dar maior visibilidade à greve dos servidores  à população para que esta  assimile e apoie a luta.

Categoria está em greve há quase um mês.

Mobilização dos trabalhadores que estão em greve há quase um mês.

Para a coordenadora Geral da ASSUFBA, Aída Maia, “já são quase 30 dias de uma greve em unidade e com muita força em toda a Bahia e no país. Queremos abrir um efetivo processo de negociação com o Governo. Não podemos mais é suportar a precarização das condições de trabalho no ensino superior que atinge a professores e técnicos e repercute nas condições de formação de quem vai sair desta universidade. Flexibilização, terceirização, contratos temporários, arrocho salarial, tem sido constantes na nossa vida. Os Técnicos administrativos tem o menor piso dentre os servidores federais e mesmo com as diversas mobilizações ao longo dos últimos anos, o governo não vem apontando soluções para essa questão”.

Depois da movimentação, os servidores confraternizaram numa feijoada servida na UFRB pelo Comando.

Depois da movimentação, os servidores confraternizaram numa feijoada servida na UFRB pelo Comando de Greve.

Da praça, a categoria retornou à UFRB onde depois da luta debaixo de muito sol foi à hora de confraternizar com uma feijoada ao ar livre na área do Campus.

Fonte: Ascom ASSUFBA Sindicato/ Fotos : Eduardo Paranhos- Foco Filmes