ASSUFBA Sindicato participou de reunião com os servidores da UFSB, nesta quinta-feira (26/09); mobilizações foram marcadas nas universidades contra o Future-se

Em reunião entre os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) juntamente com o coordenador geral da ASSUFBA Sindicato, Renato Jorge, realizada nesta terça-feira (26/09), foi discutido a respeito do programa Future-se, além de terem pautado a respeito da Greve Geral da Educação, os cortes sofridos pela UFSB, como também as orientações da Plenária Nacional da FASUBRA nos dias 14 e 15 de setembro. Os servidores da UFSB, por unanimidade, decidiram por não construir a greve por tempo indeterminado e sim mobilizações nas universidades buscando a união entre a comunidade universitária e terceirizados, além da construção de uma agenda com outras entidades para projetar ação conjunta com outras áreas da sociedade.

 

 

Durante a discussão, o coordenador geral da ASSUFBA Sindicato, Renato Jorge, tratou com mais detalhes a respeito da Plenária da Fasubra e os ataques feitos pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) às universidades e aos servidores públicos. Foi tratado sobre a reforma da Previdência (PEC 06/19), que se encontra em finalização no Senado, sem deixar de lembrar dos ataques sofridos pelos servidores públicos, como o fim da estabilidade no setor e o congelamento salarial.

Com o decorrer das discussões, foi votada, por unanimidade, a paralisação nos dias 2 e 3 de outubro. No dia 2, para iniciar os atos contra os projetos e programas de desmonte à Educação deste governo, ocorrerá atos na sede em Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro em que será discutido a respeito do Future-se, sobre os cortes destinados a pasta de Educação, entre os professores, estudantes e terceirizados. No dia 3 serão ocorridas atividades de rua, juntamente com agenda de outras cidades que se mobilizarão. Para apontar o papel fundamental à entrega para população pela UFSB, foi conversado a respeito da construção de um documento que trate da importância destes movimentos.

 

 

Ainda a respeito da reunião, a ASSUFBA Sindicato buscará a realização de uma audiência com a reitora da UFSB para discussão do pro grama Future-se e mobilizar a comunidade interna nesta luta que é de todos e todas, tendo em vista os ataques ocorridos não apenas na área da Educação, mas também ataques que dizem respeito a capacitação e qualificação dos trabalhadores.