Assufba Sindicato prestigia posse dos novos dirigentes do TRT5-BA

Coordenadores marcam presença em cerimônia de posse da nova presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), desembargadora Maria Adna Aguiar.

Desembargadores empossados para o para o biênio 2015/2017 do TRT-BA

Foi empossada, na noite desta quinta-feira (5), a nova presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), para o biênio 2015/2017, desembargadora Maria Adna Aguiar. A nova presidente prometeu uma gestão pautada nos direitos humanos e uma atenção especial às demandas da sociedade. Foram empossados ainda os desembargadores Maria de Lourdes Linhares, Esequias de Oliveira e Nélia Neves, que ocuparão os cargos de vice-presidente, corregedor regional e vice-corregedora, respectivamente.

A Assufba Sindicato esteve representada na cerimônia por seu Coordenador Geral, Renato Jorge e pelos coordenadores Eliete Gonçalves, Devanice Guimarães, Paulo Vaz e Nelson Neves. Representando o complexo Hupes estavam as Coordenadoras Almira Rosado e Luciana Boa Morte. Outros nomes importantes do cenário político e sindical foram prestigiar a posse dos novos dirigentes, o governador do estado, Rui Costa, o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Filho, a corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrigh, a deputada federal Alice Portugal, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, o presidente da CTB nacional, Adilson Araújo, o presidente da CTB-BA, Aurino Pedreira, entre outros.

Salão nobre da reitoria lotado para a cerimônia

DISCURSO – Ao iniciar seu pronunciamento, a nova presidente ressaltou que ‘o povo baiano busca e exige mudanças, clamando por um olhar mais sensível aos seus conflitos’. ”É nessa prestação judiciária que todos querem aqui atuar, caso contrário, não teriam elegido esta presidente”, afirmou a desembargadora, que foi eleita no último dia 28 de agosto com votos de 24 dos 29 desembargadores que compõem o TRT5.  ”Mesmo sendo a mais antiga, passei pelo crivo dos meus colegas, assim como todos aqui empossados hoje na Mesa Diretora”, ressaltou.

O discurso de posse, como a própria presidente frisou, foi marcado pelo agradecimento a familiares, amigos, demais integrantes da Mesa Diretora e a todos que fizeram parte de sua trajetória. Aos servidores da Casa, além de agradecer, prometeu uma administração mais atenta. ”Terão em mim uma incansável lutadora para a concretização das demandas próprias do servidor público, por entender que estes são o maior patrimônio deste Tribunal. Contem com esta Presidência”, prometeu.

PERFIL – Natural de Acajutiba (BA) e acometida de poliomielite aos dois anos, a nova presidente do TRT5-BA possui uma trajetória marcada pela superação e atuação social em defesa das minorias – especialmente as mulheres e as pessoas com deficiência – e fez questão de falar desta peculiaridade em seu pronunciamento. ”Todo aquele que tem uma dificuldade, seja qual for, pode sim, vencer os obstáculos, sejam os internos que ninguém percebe, sejam aqueles que a vida, no seu curso, nos impõe”, disse emocionada, sendo aplaudida de pé pelos presentes.

Mesmo com todas as barreiras impostas pela deficiência física, a desembargadora Adna Aguiar graduou-se em Direito pela UFBA em 1974, e se especializou em Direito Processual Civil, também pela Federal baiana, e em Direitos Humanos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em 1995, foi procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT/BA).

 

Fotos: TRT5-BA

Com informações de TRT5-BA