ASSUFBA Sindicato realiza Roda de Conversa com os trabalhadores de Enfermagem no Dia Mundial da Saúde

Com o tema, “Nosso planeta, nossa saúde”, o Dia Mundial da Saúde traz neste ano a conscientização do “planeta com ar limpo, água e comida para a população, onde as economias estão focadas na saúde e no bem-estar e as cidades são habitáveis e as pessoas têm controle sobre sua saúde e a saúde do planeta”.

E aqui no Brasil, é sempre importante destacar as ações do Sistema Único de Saúde (SUS), que contempla desde a aferição da qualidade da água, até o fornecimento de medicamentos e realização de transplantes. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, sete em cada dez brasileiros, ou mais de 150 milhões de pessoas, dependem exclusivamente do SUS para tratamento e pouco se fala da importância social, econômica e cultural deste sistema.

Nos últimos dois anos, por exemplo, o país pôde vivenciar o combate à pandemia da covid-19, sendo feita de forma gratuita pelo SUS. Os atendimentos foram expandidos de uma hora para outra para dar a resposta assistencial que a população necessitava, além das vacinas, que distribuídas a toda população, ajudaram no combate ao vírus.

Roda de conversa com os Trabalhadores da Enfermagem

Diante deste cenário, a ASSUFBA Sindicato traz à luz do debate também as pessoas por trás do SUS, os trabalhadores da saúde que convivem diariamente com as precárias condições de trabalho e a falta de reconhecimento da categoria mais importante para o dia a dia da população: os/as enfermeiros e enfermeiras.

E para celebrar a data, o Sindicato realiza na quinta-feira (07/04), às 9h30, uma Roda de Conversa com os trabalhadores da Enfermagem do COM-HUPES, SMURB e MCO, com a participação da deputada federal Alice Portugal. Para a categoria dos TAEs, os desafios de um mundo pós covid-19 serão enormes, mas é possível vencer as barreiras juntos, com uma recuperação verde e saudável, que coloque a saúde das pessoas, dos trabalhadores e do Brasil no centro das ações para um bem-estar comum.