ASSUFBA tem calendário intenso de mobilização em defesa dos Técnico-Administrativos em Educação

Na ASSUFBA, o trabalho não para. Os ataques à democracia, à soberania nacional e aos serviços públicos são violentos e as ameaças, constantes. Ciente do papel que exerce, o Sindicato faz intensas mobilizações em defesa dos Técnico-Administrativos em Educação e do país.

O calendário de ações é extenso. Só neste mês, diversas atividades foram realizadas. No dia 4 de junho, aconteceu a reunião da Direção da ASSUFBA ampliada como Reitor da UFBA, João Carlos Salles, para falar sobre os Turnos Contínuos.

No dia 6 de junho, o Sindicato realizou assembleia. Os servidores aprovaram adesão ao Dia Nacional de Lutas e Paralisações, orientado pela FASUBRA, e também trataram do ofício enviado pela Reitoria da UFBA à ASSUFBA, sobre os Turnos Contínuos.

No dia seguinte, 7 de junho, o Sindicato realizou ato na Reitoria da UFBA em defesa dos serviços públicos, contra o congelamento salarial, os cortes na saúde e na educação, pela redução dos preços dos combustíveis, além da revogação do teto dos gastos públicos – EC 95/2016. Na mesma data, aconteceu assembleia e o Café & Prosa: dialogando com a UFOB, na Universidade Federal do Oeste da Bahia.

A pauta sobre os Turnos Contínuos voltou ao debate no dia 11 de junho, quando ocorreu reunião ampliada do Conselho de Representantes com o Reitor da UFBA, João Carlos Salles. Depois, 12 de junho, houve a primeira reunião, no Sindicato, da Comissão do Contrato da Promédica.

Os Turnos Contínuos foram tema de discussão, em 13 de junho, durante reunião do Conselho Universitário. No mesmo dia, o GT de Aposentados se reuniu na ASSUFBA para tratar de questões específicas.

A assembleia da UFRB aconteceu no dia 14 de junho, em Cruz das Almas. No fim de semana, 15 e 16 de junho, os delegados da ASSUFBA participaram da Plenária Nacional da FASUBRA, em Brasília.

Depois, 19 de junho, foi o grande Dia Nacional de Mobilização. A Coordenação da ASSFUBA realizou visitas e reuniões em diversas unidades da UFBA para debater a implantação dos Turnos Contínuos. A receptividade foi ótima. O Sindicato chamou atenção para a necessidade de engajamento de cada servidor para que, efetivamente, haja a flexibilização da jornada.

No último dia 20, os servidores se reuniram em assembleia para discutir demandas e reforçar a mobilização, que ainda não acabou. Até o fim do mês, muitas atividades devem ser inseridas na agenda. A entidade sabe que o desafio é grande, mas tem convicção de que, com o empenho e a unidade da categoria, é possível avançar e fazer a eficaz defesa do serviço público, hoje ameaçado.