ASSUFBA trata das demandas dos servidores em reunião com o superintendente do COM-HUPES e com a PRODEP

Finalmente, a Coordenação da ASSUFBA conseguiu se reunir com o superintendente pró tempore do COM-HUPES, Francisco José Farias Borges dos Reis. Vale lembrar que o Sindicato solicitou por duas vezes a reunião com a gestão do hospital para tratar da pauta que já havia sido enviada à Superintendência.

Na reunião, que aconteceu na terça-feira (03/08) e contou também com a participação da PRODEP, o Coordenador de Políticas e Saúde do Trabalhador da ASSUFBA, Giancarlo Damiani, falou sobre a situação enfrentada pelos servidores RJU (Regime Jurídico Único) dentro de um hospital universitário administrado pela Ebserh, mas que possui trabalhadores de vínculos e regramentos diferentes.

Entre os pontos tratados, a jornada de trabalho, a frequência dos servidores RJU e a necessidade de assinatura no espelho de ponto, muitas vezes, com prazo de 24h para assinatura e entrega no setor pessoal.

Sobre condições de trabalho, o Sindicato ressaltou a necessidade de os trabalhadores contarem com equipamentos de proteção adequados, bem como a finalização de obras que ajudem a melhor circulação do trabalhador.

Durante a reunião, os vínculos UFBA e Ebserh foram defendidos por todos. Inclusive, a Pró-Reitora de Pessoas, Denise Vieira, reafirmou que os servidores RJU tem suas especificidades, a avaliação tem um barema já constituído e que deve haver clareza destas diferenças de vínculos.

Foi solicitado também à Pró-Reitora de Pessoas, Denise Vieira, cursos de capacitação, metrado, doutorado que possam contemplar a categoria.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, cobrou a instalação do processo eleitoral da consulta à comunidade para a escolha do Diretor e Vice-Diretor do COM-HUPES. Após a cobrança do Sindicato, que informou ao superintendente que desde do dia 11 de maio fez a escolha dos representantes da categoria para a Comissão Eleitoral, Francisco Reis disse que as entidades representativas dos estudantes e dos professores já fizeram as indicações e que vai convocar a reunião da comissão de consulta.

Renato Jorge sugeriu ainda que a instalação de uma mesa permanente de negociação com os trabalhadores, o que foi aceito tanto pela gestão do COM-HUPES quanto pela PRODEP, que irão indicar os nomes para que sejam imediatamente iniciadas as negociações das pautas mais emergenciais.

Outra proposta é a realização de uma reunião aberta com a atual equipe de gestão, o superintendente e os servidores RJU do COM-Hupes, para um debate aberto e franco sobre os problemas e dificuldades enfrentados no fazer cotidiano dos trabalhadores.

Participaram da reunião, a Coordenação Geral da ASSUFBA e os coordenadores do Sindicato atuantes no hospital, o superintendente do COM-HUPES, a Gerência de Atenção à Saúde, a Gerência Administrativa, a Pró-Reitoria de Pessoas, a Chefia da DIVGP, a Chefia da UAP, além de lideranças representantes da Divisão de Enfermagem, Cardiologia, Laboratório, Centro Cirúrgico, Setor de Transporte e Serviço Social.