Bolsa Família ajuda a diminuir taxa de mortalidade

Nos últimos anos no Brasil, os índices de mortalidade infantil reduziram, graças à contribuição do Bolsa Família. É o que diz o estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.

O estudo analisou dados de 6,3 milhões de crianças menores de cinco anos, cujas famílias se inscreveram no Programa Bolsa Família (PBF) entre 2006 e 2015. Sendo que a maioria (4,9 milhões) foram beneficiadas, mas 1,4 milhão não receberam o auxílio à época do estudo.

A mortalidade infantil de crianças entre 1 e 4 anos foi, em média, menor 17%, comparada aos jovens que não foram contemplados pelo auxílio.

Para crianças que vivem em municípios mais pobres e crianças prematuras, a redução foi mais significativa (28%) e com gestão de programa melhor. Já em relação à raça/cor, houve variação de 10% nas chances de mortalidade para filhos de mães brancas a 19% para filhos de mães pardas, e para mães negras a queda foi maior, 26%.

Diversas ações contribuíram para essa queda na taxa de mortalidade, que segundo os dados do IBGE, entre 1940 e 2019, houve declínio de mais de 90,0% no Brasil. E o que ajudou a diminuir esses dados, foram também campanhas de vacinação em massa, atenção ao pré-natal, aleitamento materno e programas de nutrição infantil, além dos socioeconômicos.

Essa foi a primeira vez que foi analisada a associação entre o Bolsa Família e a mortalidade infantil nessa magnitude. Com base no Cidasc/Fiocruz, que analisa informações do Cadastro Único de Programas Sociais do Brasil (CadÚnico).