Bolsonaro ataca CoronaVac e diz não possuir “comprovação científica”

O presidente Jair Bolsonaro segue descredibilizando a vacinação contra Covid-19. Desta vez, o presidente que defende o uso de medicamentos sem eficácia comprovada no combate da doença, voltou a atacar a vacina chinesa CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan (SP).

O chefe do Executivo afirmou, durante entrevista à uma emissora de televisão em Rondônia, que “muita gente tem tomado” a vacina “e não desenvolve anticorpo nenhum”.

Bolsonaro ainda afirmou que o imunizante chinês “não tem uma comprovação científica ainda”. Em seguida, o presidente ainda criticou as medidas restritivas de combate ao contágio do novo coronavírus, adotada por prefeitos e governadores.

Desmentindo o presidente, a CoronaVac teve sua eficácia e segurança comprovada após passar por testes clínicos. O Instituto Butantan realizou os testes e os resultados foram enviados para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Após análise dos documentos, a agência aprovou o uso emergencial da vacina.