“Bolsonaro é mercador da morte”, diz Alice após Anvisa suspender vacina

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) fez duras críticas ao governo Bolsonaro após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciar, na última segunda-feira (09/11), a suspensão dos testes da vacina CoronaVac, contra a covid-19. A decisão da agência, que foi anunciada sem muitos detalhes, tem sido entendida como um ataque do presidente ao governador de São Paulo, João Dória (PSDB).

Por iniciativa de Dória, o governo paulista firmou um acordo de transferência da tecnologia da vacina chinesa para o Instituto Butantan e a compra de 46 milhões de doses. Para Alice Portugal, Bolsonaro tem sido um mercador da morte, porque coloca questões políticas e mesquinhas acima da vida dos brasileiros.

“[O presidente é um] Ser desprezível, baixo, ignorante, inescrupuloso, desqualificado. Enquanto muitos ainda morrem, o presidente segue com sua guerra contra a vacina e com os ataques ao governador de SP, João Doria. Bolsonaro é mercador da morte!”, afirma a deputada.

Após o anúncio da Anvisa, o presidente disse que “mais uma vez Jair Bolsonaro venceu”, o que reforça ainda mais a conotação política da decisão.

Nesta terça-feira (10), soube-se que a decisão da Anvisa pode ter sido motivada pela morte de um dos voluntários da vacina, mas, segundo o governo de São Paulo, a causa não tem a ver com o estudo.  Um resultado preliminar do Instituto Médico Legal (IML) aponta que o voluntário cometeu suicídio.

 

Fone: Assessoria Dep. Alice Portugal