Bolsonaro mais uma vez ameaça os direitos humanos

Pelo segundo ano, a Organização das Nações Unidas incluiu o Brasil na lista dos países com situações mais preocupantes. Durante discurso nesta segunda-feira (13/09), a comissária da ONU para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, chamou atenção para a lei antiterrorismo e a situação dos povos indígenas, coincidentemente mesmo dia em que o Projeto de Lei 1595/19, que dispõe sobre as ações contraterroristas, foi discutido na Câmara dos Deputados.

A denúncia acontece uma semana antes da visita do presidente Jair Bolsonaro para abrir a reunião da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, onde vai discursar na ONU no próximo dia 21.

Indígenas
“Estou alarmada com os recentes ataques contra membros dos povos Yanomami e Munduruku por garimpeiros ilegais na Amazônia”, afirmou Michelle Bachelet. Ela destacou que as questões do garimpo ilegal e o fim da demarcação de terras devem ser observadas de perto.

A comissária da ONU para Direitos Humanos ainda reivindicou que o governo brasileiro reverta “políticas que afetam negativamente os povos indígenas“. Ainda pediu que o Brasil não se retire da Convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Pelo acordo, os países reconhecem que os povos indígenas têm direito aos mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que os demais.