Bolsonaro nega a existência de brasileiros em situação de fome mas dados apontam que três em cada dez famílias sofrem com insegurança alimentar

A fome está presente nos quatro cantos do país e tem sido constatada e medida pelas instituições. Como, por exemplo, a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN), que nesta quarta-feira (14/09) divulgou novo estudo indicando que, três em cada dez famílias brasileiras enfrentam algum nível de falta de alimentos, passam fome e a maioria se encontra no Norte e Nordeste do país.

Em números absolutos e não há políticas públicas que tome providências quanto a situação. São 125,2 milhões em insegurança alimentar. Alagoas é o estado em que os casos de insegurança alimentar grave são mais frequentes, atingindo 36,7% das famílias pesquisadas. Em segundo lugar, vem o Amapá, com 32% dos domicílios nessa situação. Na sequência, estão Pará e Sergipe, ambos com 30% da população atingida.

Os dados também são verificados em São Paulo, com 6,8 milhões de pessoas em insegurança alimentar grave, e no Rio de Janeiro, com 2,7 milhões na mesma situação.

Considerando toda a população em insegurança alimentar (leve, moderada ou grave), São Paulo também lidera, com 26 milhões, seguido por Minas Gerais, com 11,2 milhões. Precisamos mudar esta triste realidade!