Bolsonaro nega racismo em reunião do G20

Jair Bolsonaro continua com o discurso negacionista. Desta vez, o presidente negou que há racismo no Brasil. A fala do chefe do Executivo foi, no último sábado (21/11), na cúpula do G20. “Somos um povo miscigenado. Brancos negros e índios edificaram o corpo e espírito de um povo rico e maravilhoso”, disse o presidente sustentando a ideia de que não existe racismo no país.

Ainda durante a fala no evento, Bolsonaro atacou movimentos sociais, ao dizer que o povo brasileiro conquistou a “simpatia do mundo”, mas “há quem queira destruí-la. E colocar em seu lugar ou conflito, o ressentimento, o ódio e a divisão entre raças. Sempre mascarados de lutas por direitos igualdade ou justiça social. Tudo em busca de poder”.

Recentemente, o mundo se deparou com o caso de assassinato de João Alberto, homem negro espancado até a morte por seguranças de uma loja do Carrefour em Porto Alegre. Mesmo com mais um registro do que o racismo pode causar, o governo federal segue ignorando os fatos.

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, questionado sobre a morte de João Alberto, disse: “Não, eu digo para você com toda a tranquilidade: não tem racismo aqui”.