Brasil perde jovens 8 a cada 10 jovens negros para a violência

Com base nos dados do no relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado, 8 em cada 10 mortes violentas entre crianças e adolescentes são de negros, e a maioria homens jovens de de 15 a 17 anos (82%). A pesquisa foi feita através de 11 estados (AL, CE, ES, MG, MS, PA, PI, PR, RJ, SC, SP) e do Distrito Federal.

O levantamento Violência contra crianças e adolescentes reuniu boletins de ocorrência a respeito de cinco tipos de crimes, entre janeiro de 2019 e junho de 2021, contra vítimas de 0 a 17 anos.

Essa é a primeira vez que o instituto detalha os tipos de crimes cometidos contra as crianças, segundo a coordenadora do levantamento Sofia Reinach, com base o período realizado foram registrados 3.717 casos de mortes violentas intencionais, este foi uma dos únicos crimes que não apresentou redução, entre semestre de 2019 e o mesmo período de 2020.

Para que haja uma melhoria, as redes de atendimento às vítimas de violência, assistência social e saúde, junto com a segurança pública, devem preparar seus profissionais e ativar estratégias ativas de identificação e encaminhamento de vítimas.