Brasil reduz ritmo de testes de Covid-19, aponta IBGE

Mesmo ultrapassando a marca 5 milhões de infectados pela Covid-19, o Brasil é país com o menor número de testes realizados, em comparação a países que controlaram com sucesso a primeira onda da infecção. Dados do levantamento PNAD Covid, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), apontam que o país diminui o número de testes realizados com o passar do tempo.

Entre agosto e setembro, 4 milhões de pessoas foram testadas. No entanto, no período anterior, de julho a agosto, o número de testes realizados era de 5,5 milhões. O Brasil é o segundo país com mais mortes pelo vírus no mundo, e ainda assim segue contrariando as recomendações de combate a pandemia.

Até esta terça-feira (27/10), apenas 10,4% dos brasileiros passaram por algum teste da Covid-19. Isso representa um total de 21,9 milhões de pessoas.

Entre os estados, os que mais realizaram testes são: Distrito Federal (22,2%), Piauí (17%), Roraima (14,9%) e Amapá (14,5%). Já os que menos testaram são: Pernambuco (6,8%), Acre (6,9%), Minas Gerais (7,8%) e Paraná (8,3%).