Brasil tem 54% dos profissionais de saúde das Américas infectados pela Covid-19

Informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) indicam que, desde o início da pandemia, 570 mil profissionais da saúde foram contaminados pela Covid-19 nas Américas. O Brasil possui quase 54% do total dos trabalhadores de saúde infectados no continente. Os dados são do início do mês e os do MS, do dia 11/09.

Ao todo, 307 mil são brasileiros foram contaminados pela doença. Em números, 105 mil são técnicos e auxiliares de enfermagem e 45 mil são enfermeiros. Em seguida veem os médicos, com 31,5 mil casos confirmados.

Outro grupo infectado diz respeito a profissionais que não são especialistas em saúde, mas atuam na área. Foram 15,7 mil agentes comunitários de saúde, 13,4 mil recepcionistas e 9,3 mil trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde.

Uma das causas, alertou a OMS, é a falta de equipamentos de proteção individual e de planejamento no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

A OMS também registrou o número de mortes entre os trabalhadores. Foram 2.500 óbitos de profissionais de saúde no continente, sendo 289 no Brasil (11,6%).