CAD, zelando pela memória documental da Universidade Federal da Bahia

A Coordenação de Arquivo e Documentação – CAD da UFBA contam com profissionais que organizam, selecionam e preservam os documentos produzidos pelos diversos órgãos e unidades da universidade. O serviço de arquivo teve seu início em 1977 e, em 2013, transformou-se em Coordenação de Arquivo e documentação, subordinada à Pró-Reitoria de Administração (PROAD).
IMG_1880 editada

O setor é cuidado e higienizado diariamente

 
O coordenador da unidade, Antônio Guedes, salienta a importância de planejar uma estrutura de trabalho entre os 29 funcionários do setor, e prioriza três elementos fundamentais em sua gestão: participação, flexibilidade e espírito de equipe, assim garante um ambiente produtivo e com credibilidade. O setor é cuidado e higienizado diariamente, pois os funcionários exercem um trabalho delicado e vulnerável a poeira e bactérias.
 
O setor conta também com o desempenho da técnica de arquivos, Nanci Moreira, à frente da parte técnica. Os documentos arquivados desde o início da universidade são cuidadosamente higienizados e tratados para a digitalização. Além disso, muitos são arquivados em papel. “Nós trabalhamos com a informação, temos o cuidado com tudo que é armazenado e sempre com o foco de tornar acessível tudo que é feito pelos colaboradores”, afirma Nanci.
 

Além disso, a unidade é aberta a visitação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h. Deverá ser agendado com antecedência mínima de cinco dias. No caso de visitas guiadas individuais ou em grupo o agendamento deve ter uma antecedência mínima de 15 dias. O número de vagas é limitado a 15 alunos.

IMG_1884editada

Sala de arquivos

 
Guedes destaca de que forma a CAD representa a UFBA diante de tantos anos cuidando da sua história. “O nosso trabalho aqui é diferenciado, todas as unidades têm suas características, porém, nós lidamos com muitos documentos que tem uma grande importância na história da instituição, e todos os procedimentos são feitos com muita cautela para tornar disponível a todos”.