Câmara aprova decreto de intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. Reforma da Previdência é suspensa

A Câmara Federal aprovou, nesta segunda-feira (19/02), por 340 votos a 72, o decreto legislativo que autoriza a intervenção federal na área de segurança pública do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada após mais de seis horas de discussões no plenário. A expectativa é que o texto seja analisado pelo Senado nesta terça-feira (20/02).

O decreto impossibilita a votação de qualquer proposta de emenda à Constituição, a exemplo da reforma da Previdência. Os trabalhadores comemoram a retirada da medida de pauta, mas se mantêm mobilizados. O  ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e os líderes da base negam que a matéria esteja enterrada, inclusive com possibilidade de apreciação em outubro próximo. Por isso, a resistência continua.

Nesta segunda-feira (19/02), trabalhadores de todo o país realizaram o Dia Nacional de Luta contra a reforma da Previdência, com protestos, atos, manifestações, paralisações e fechamentos de vias. Em Salvador, a ASSUFBA participou das mobilizações na região do Iguatemi e do Campo da Pólvora.