Câmara quer igualdade de oportunidades para homens e mulheres na contratação de terceirizados

Na qualidade de presidente interina de Câmara dos Deputados, enquanto o deputado Marco Maia ocupava a Presidência da República, a deputada Rose de Freitas determinou ao diretor-geral da Casa, nesta quarta-feira (28), que não haja qualquer preferência na contratação de homens ou mulheres em relação à natureza das funções a serem desempenhadas por trabalhadores terceirizados.

Segundo a deputada, algumas funções empregam, exclusiva ou majoritariamente, indivíduos do gênero masculino ou feminino. “Trata-se de atividades que não oferecem nenhum inconveniente a que sejam desenvolvidas por qualquer pessoa, daí a necessidade de a Câmara tomar medidas que corrijam tal situação”, afirma Rose de Freitas.

Entre os exemplos desse tipo de distorção, a presidente citou os trabalhadores que exercem as funções de copeiro, garçom, motorista, marceneiro. “Não deve haver nenhuma objeção para que a Casa contrate copeiros do gênero masculino ou garçonetes, assim como mulheres para dirigir veículos ou exercer atividades em obras de marcenaria e áreas afins”, completou.

A disposição da Câmara de combater a distinção de gênero em função da atividade a ser exercida baseia-se nos princípios de igualdade de oportunidades, lembrou ainda Rose de Freitas. “Tais práticas estão em consonância com o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Presidência da República, ao qual a Câmara fez adesão formal em junho do ano passado.

FONTE: Agência Câmara