Campus da UFRB em Feira de Santana é tema de audiência pública

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif, participou na manhã da última quinta-feira (27), da audiência pública que discutiu a instalação da sede permanente do campus da UFRB em Feira de Santana, atendendo ao ofício de autoria das Comissões de Educação, Cultura, Saúde e Desportos e de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara de Vereadores.

A audiência realizada no plenário da Casa Legislativa de Feira de Santana, foi fomentada após a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovar o projeto de lei (PL 20.982/14) que autoriza a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) a doar para UFRB o terreno de 33,2855 hectares, localizado no bairro do Aviário, para a instalação permanente do campus em Feira de Santana. A área está próxima ao Instituto Federal da Bahia (IFBA), bem como ao Centro Industrial do Subaé (CIS) e à BR 324.

O reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, fez um relato histórico da UFRB e da importância que ela representa no sistema de ensino superior na Bahia. De acordo com o reitor, o MEC ainda está avaliando a permissão para que seja realizada a instalação permanente do campus no espaço autorizado pelo projeto de lei. “Tratamos ocampus da UFRB como universidade plena e vemos que a instalação em uma área maior será bastante positiva, porque nos permitirá ter um projeto de campus maior e mais ousado. Não podemos pensar a UFRB apenas para o presente, temos que planejar o campus de Feira para o futuro”, disse Nacif, afirmando que, caso não seja disponibilizada outra área, a UFRB será construída no terreno da Fundac, visando atender ao processo de ampliação da oferta de cursos de graduação e acesso ao ensino superior no interior do Estado.

Na ocasião, diversos oradores fizeram sugestões propositivas de desapropriação de áreas maiores com cerca de 100 hectares e, nesse sentido, as autoridades presentes selaram o compromisso de fazer visitas aos espaços sugeridos e também ao campusprovisório da UFRB em Feira de Santana.

Campus provisório – O campus da UFRB em Feira de Santana funciona, provisoriamente, no prédio do Instituto de Educação e Desenvolvimento (INED), localizado na Avenina Centenário, no bairro SIM. O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) já dispõe de 30 professores e a contratação de outros 90 já está autorizada. Atualmente, conta com os cursos de graduação de Licenciatura em Educação no Campo (com habilitações em Matemática e Ciência da Natureza) e Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (BENS), além dos curso de especialização em Trabalho, Educação e Desenvolvimento para Gestão da Educação Profissional.

Fonte: UFRB