CAPES lança edital para financiar projetos sobre epidemias

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) lançou um edital de seleção emergencial, com investimento de até R$ 70 milhões, para combater a pandemia do novo coronavírus. Publicado na última quinta-feira (02/04), ele traz a temática “Prevenção e combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias”.

A iniciativa tem como foco o desenvolvimento de estudos inovadores de prevenção, diagnóstico e estratégias terapêuticas, doenças infecciosas, seus agentes e vetores, além de contribuir para o desenvolvimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais de saúde e de tecnologias e mecanismos para monitoramento, mapeamento e controle de surtos, endemias, epidemias e pandemias.

De acordo com o edital, as áreas de abrangência são: Epidemiologia, Infectologia, Microbiologia, Imunologia, Bioengenharia e Bioinformática. Ao todo, serão 30 projetos selecionados e 900 bolsas de estudos. O prazo de envio das propostas começou no dia 06/04 e vai até 30 de abril.

Segundo a CAPES, todos os projetos precisam ter ligação direta ou indireta com pesquisas sobre surtos, endemias, epidemias e pandemias. Os projetos aprovados vão receber até 30 bolsas para os pesquisadores, sendo 12 de doutorado, com duração de 36 meses; e 18 de pós-doutorado, de 12 meses.

Confira o edital na integra.