CARREIRA/PCCTAE É TEMA DE REUNIÃO DO COMANDO LOCAL DE GREVE NA UFBA

O Relatório final do Grupo de Trabalho que debateu a Reestruturação do PCCTAE (Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação) foi objeto de um rico debate em reunião do Comando Local de Greve da UFBA, nesta terça-feira (09/04). A atividade contou com a participação expressiva de 186 servidores(as).

O relatório final foi entregue no último dia 27 ao Ministro da Educação, Camilo Santana, e a Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. O assunto será discutido na Mesa Setorial Permanente de Negociação, que ocorre nesta quinta-feira (11/04), das 10h às 12h, no MEC. Uma vitória do movimento nacional.

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, fez uma cronologia sobre as duas mesas de negociação em curso entre o governo e as categorias, lembrou que a greve dos(as) servidores(as) TAE segue forte e engajada e que é necessário resolver as questões da Reestruturação e do Aprimoramento da Carreira antes do final do Governo Lula. Reforçou ainda que a Paridade entre Ativos(as), Aposentados(as) e Pensionistas deve ser preservada.

A Coordenadora da ASSUFBA, Adelmária Ione, e o Coordenador da FASUBRA, Luiz Fernando Bandeira, fizeram uma exposição do histórico sobre as Propostas aprovadas em Plenária Nacional da FASUBRA, construídas também no âmbito do GT-Nacional de Carreira, que basearam o relatório entregue ao governo.

Entre os pontos tratados estão: incentivo à qualificação, redução da progressão por mérito, manutenção da paridade entre ativos(as), aposentados(as) e pensionistas, RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências) que é uma positiva inovação, além da realização de novos concursos.

Ao longo da democrática reunião, os(as) servidores(as) expuseram as suas opiniões e tiraram dúvidas sobre a carreira, que foram devidamente respondidas. Entre os encaminhamentos está a orientação para que a FASUBRA negocie primeiramente o que há de consenso entre a categoria e o governo estabelecendo prazos para o processo negocial, além de promover uma atividade exclusiva para debater a proposta de RSC com a categoria.

Ao final da reunião do CLG-UFBA, Renato Jorge leu a lista das Unidades/Órgãos que já tiveram Acordos sobre as ATIVIDADES PRIORITÁRIAS, NECESSÁRIAS E QUE NÃO PODEM SER DESCONTINUADAS protocolados pela ASSUFBA junto ao Gabinete da Reitoria. NA UNIVERSIDADE A GREVE É DE VERDADE!

SINDICATO É PRA LUTAR!