Categoria aprova prestação de contas da Assufba em assembleia

Categoria aprova prestação de contas da Assufba em assembleia

Na manhã desta quinta-feira (28/4), técnico-administrativos ativos e aposentados estiveram presentes em assembleia geral na Escola Politécnica, Federação, quando aprovaram, por unanimidade, a prestação de contas da Assufba do período de julho a dezembro de 2015. A pauta do encontro contou, ainda, com informes locais, jurídicos e nacionais.

A assembleia teve início com temas bastante delicados e que têm chamado a atenção da categoria: a suspensão de pagamento dos aposentados por falta de recadastramento e os descontos indevidos em folha. Inclusive, a Assufba Sindicato fez uma entrevista com a coordenadora de Gestão de Pessoas, Catia Santana, que tratou sobre o tema. A matéria está disponível no site da Assufba, o www.assufba.org.br.

IMG_4615

 

 

Informes nacionais

Sobre o aumento salarial da categoria, Paulo Vaz, coordenador de Assuntos Jurídicos da Assufba, declarou que “nosso aumento é lei. A Câmara dos Deputados já aprovou. Agora, diante da situação que vive o país, precisamos ver se terá dinheiro em caixa para efetuar nosso aumento em agosto.”

Além disso, ele falou sobre a atual conjuntura econômica do país e as pautas que trazem retrocesso para a categoria. Nesse aspecto, ele citou o projeto de lei 257/16, enviado pela presidente Dilma Rousseff à Câmara dos Deputados.

IMG_4648

Caso aprovado, o projeto trará prejuízos para o funcionalismo público a exemplo da contribuição previdenciária que passará para 14%; aprovação em massa da terceirização; não poderão ser criados cargos e funções no serviço público; programa de demissão voluntária; e corte de benefícios.  Segundo Paulo, a Fasubra, neste momento, quer conscientizar os trabalhadores sobre a possibilidade de aprovação desse projeto de lei.

 

Prestação de Contas

Antônio Bomfim, coordenador de Formação Sindical, fez a leitura do parecer do Conselho Fiscal sobre a Prestação de Contas da Assufba, que indicava a aprovação. Na sequência, Renato apresentou a prestação, tratando de ponto a ponto com os presentes.

Neste momento, os técnicos puderam opinar e tirar dúvidas sobre os gastos e, ao final, o documento foi votado e aprovado por unanimidade.

IMG_4729

Processos

De acordo com Renato Jorge, o processo da Hora Extra Incorporada está concluso para despacho. “Essa é uma fase que sabíamos que a AGU iria segurar porque trata da correção das parcelas. Outra coisa, a Hora Extra não sai mais do contracheque, essa discussão foi superada. Agora, precisamos lutar para corrigir a parcela”, afirmou.

No dia 04/05, 16h, em Brasília, o Sindicato participará de audiência na AGU para finalizar o acordo dos 28,86%. A notícia foi recebida com bastante entusiasmo pela categoria.

Defesa da Democracia

Presidente da APUB, a professora Cláudia Miranda fez uma rápida saudação aos técnicos presentes na assembleia e convocou a categoria para lutar contra os retrocessos em pauta no país, contra a retirada de direitos dos trabalhadores e em defesa da democracia.