Técnicos-Administrativos em Educação da UFBA conquistam Mestrado Profissional em Saúde Coletiva com concentração em Gestão de Sistemas de Saúde e Curso Preparatório para a seleção do Mestrado

 

REGISTRO DA LUTA POR CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORES TAE DA ÁREA DA SAÚDE NA UFBA

IMG_0003

A luta pela capacitação e qualificação dos Técnicos-Administrativos da área da Saúde na Universidade Federal da Bahia, em especial os que atuam no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (COM-HUPES), na Maternidade Climério de Oliveira (MCO) e no Serviço Médico Rubens Brasil Soares (SMURB), ganhou força em meados de 2014, a partir da insatisfação de muitas servidoras e servidores com a forma pouco transparente com que a verba para este fim vinha sendo aplicada na Unidade Hospitalar.

Depois de acirrada disputa que culminou com a eleição de um novo Diretor para o HUPES e diante da implantação da EBSERH na Universidade, um grupo de servidores ousou sonhar com a possibilidade de poder desfrutar do direito de capacitar-se com o suporte da Instituição, de maneira igualitária aos demais servidores da UFBA, e, com o apoio da ASSUFBA- Sindicato, protocolou um requerimento junto a Superintendência do COM-HUPES e, posteriormente, na PRODEP, que ainda estava sob a gestão da Pró-Reitora Márcia Rangel, em que pleiteavam a disponibilização de vagas em turma de Mestrado Profissional em Administração, promovido pela Escola de Administração da UFBA, que, desde 1998, já funcionava em regime de parcerias com diversas instituições, como FIOCRUZ, IFBA e Petrobras, possibilitando que seus profissionais se qualificassem através de curso oferecido pela UFBA.

Tal proposta criou grande alvoroço em encontro com a PRODEP, cuja pauta era a discussão do Plano Anual de Capacitação (PAC) para os Servidores em 2015, onde mais de doze trabalhadoras (es) do COM-HUPES estiveram presentes para defender a proposta de Mestrado Profissional, apresentando à Pró-Reitoria de Pessoas, à época, argumentos incontestáveis sobre a importância e os benefícios que uma iniciativa como esta traria para os Técnicos-Administrativos da área de Saúde na UFBA e para a Sociedade baiana, que teria um atendimento ainda mais qualificado à sua disposição ao utilizar os serviços de Saúde oferecidos na Universidade.

Mais tarde, ainda em 2015, no inicio do reitorado do Prof. João Carlos Salles, a Profª Lorene Pinto assume a Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas e se compromete em avaliar a proposta apresentada pelos Servidores TAE. Desta avaliação resultou o primeiro Mestrado Profissional em Administração específico para os Servidores TAE da UFBA. No entanto, este avanço, apesar de todo o seu reconhecido valor, ainda não era o suficiente para os servidores do seguimento da área de Saúde.

O ano de 2016 foi marcado por criticas e cobranças dos servidores da área de Saúde, em especial do COM-HUPES, por não terem seus anseios atendidos, pois, até então, não havia na Universidade uma Política especifica que atendesse as necessidades de qualificação para esse seguimento de trabalhadores.

A PRODEP então lançou o desafio para que os servidores TAE da Saúde apresentassem propostas para qualificação e capacitação que atendessem às suas necessidades. Em julho de 2016, em encontro realizado na Biblioteca de Saúde, os trabalhadores do Hospital Universitário apresentaram à PRODEP as propostas solicitadas, com base nas legislações pertinentes e com foco no fortalecimento do SUS, para melhor atender a população usuária do Sistema, além de possibilitar evolução na carreira em todos os níveis.

Neste momento, a partir de pleito específico deste coletivo de trabalhadoras e trabalhadores do COM-HUPES, surge a ideia do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva e também a ideia de um Curso Preparatório que antecedesse o processo seletivo para este Mestrado. O Curso Preparatório foi uma questão levantada diante da constatação das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores em alcançar aprovação em seleções deste tipo, devido à falta de uma preparação adequada.

Hoje, 2017, os Técnicos-Administrativos finalmente conquistaram o tão sonhado Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, com vagas reservadas para os servidores do quadro efetivo da UFBA, e também o Curso Preparatório que foi garantido pela atual Administração Central da Universidade.

Esta conquista é o registro do reconhecimento da luta de um seguimento da nossa Categoria, que, depois de muito tempo de reinvindicação, consegue ainda mais atenção e reconhecimento para si por parte da egrégia Universidade Federal da Bahia.

UFBA ANUNCIA A CONQUISTA DOS SERVIDORES TAE

A Coordenação de Desenvolvimento Humano, através do Núcleo de Capacitação, anunciou a abertura de inscrições para o Curso Preparatório para o Mestrado Profissional em Saúde Coletiva com concentração em Gestão de Sistemas de Saúde.

IMG_0002

Este curso destina-se aos servidores Técnico-Administrativos em Educação do quadro efetivo da UFBA, com formação em curso de nível superior, e em exercício nesta Universidade. Tem por objetivo capacitar os servidores em conhecimentos necessários para participarem da seleção do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva.

O Curso Preparatório para o Mestrado Profissional em Saúde Coletiva é um dos destaques do PAC- 2017 (Plano Anual de Capacitação), apresentado à ASSUFBA- Sindicato, no dia 27 de março, pela coordenadora  do CDH-PRODEP, Profa Gisélia Santana Souza.

Com carga horária de 36 horas, o Curso será realizado apenas às sextas e sábados em local a ser definido, e será ministrado por professores do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.

Nos momentos presenciais serão abordados os seguintes conteúdos:

12/05/2017, das 08h às 18h – Tema: Políticas de Saúde.

13/05/2017, das 08h às 18h – Tema: Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde.

19/05/2017, das 08h às 18h – Tema: Análise de Situação de Saúde com enfoque em Epidemiologia.

20/05/2017, das 08h às 18h – Tema: Como Elaborar um Projeto de Pesquisa e Intervenção.

27/05/2017, das 08h às 12h – Teste simulado para  seleção.São oferecidas 100 vagas para esse curso.

A inscrição pode ser realizada até o dia  23 de abril de 2017.
Como anteriormente divulgado, as inscrições para as ações de capacitação de 2017 serão realizadas através do SIGRH. Para isso é necessário que os servidores realizem o cadastro no sistema.
Para visualizar o passo a passo para a inscrição no SIGRH, clique aqui.
Caso já possua o cadastro no SIGRH, clique aqui.
Após efetuar o cadastro, o servidor deve efetuar seu login no sistema e seguir o seguinte caminho:
Capacitação (no menu superior do sistema) ->Inscrições -> Realizar Inscrições.
O servidor será conduzido para uma tela na qual haverá uma listagem dos cursos já disponíveis para inscrição em 2017.
Quaisquer dúvidas no procedimento de inscrição, entrar em contato com o NUCAP no ramal 6407 e 6409.

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2017 (PAC)

O PAC inclui ainda realização de cursos EAD: Ética e serviço público; Atendimento ao cidadão; Legislação aplicada à logística de suprimentos; Legislação aplicada à gestão de pessoas; Orçamento público; Gestão de projetos; Gestão estratégica com uso do BSC; Gestão e fiscalização de contratos administrativos e Gestão estratégica de pessoas e planos de carreira.

Também estão previstos o Programa de Capacitação em Inclusão e Acessibilidade, Programa de Saúde, Segurança e Higiene Ocupacional, PRGD, Programa de Formação Pedagógica para os Docentes da UFBA e o Programa de Qualificação.

Durante a atividade, que aconteceu no último dia 27/03, ainda foi apresentado o Programa Qualidade de Vida no Trabalho e os projetos “Planejando seu futuro: transição para a aposentadoria” e “Bem Viver”.

Sem dúvida, as medidas são consideradas pela ASSUFBA- Sindicato como um avanço, já que há um déficit muito grande por parte da Universidade, embora tenha havido uma mudança no quadro. Em 2012, 8,44% da força de trabalho tinha ensino fundamental, hoje são 6,17%. Quando se trata de ensino médio, a relação é de 31,87% (2012) para os atuais 20,82%. Em relação ao ensino superior, havia 25% de servidores graduados, atualmente são 26,5%. O número de Técnicos-Administrativos com Especialização também aumentou, passou de 25% para 33%, com Mestrado, o número foi de 6% para 9,69%, e com Doutorado, de 2,3% para 3,6%. Os dados foram divulgados pela CDH/PRODEP.

A professora Gisélia Santana informou que a CDH enxerga a necessidade de capacitar o servidor como uma política institucional. A Coordenadora Geral do Sindicato, Simone Coité, aproveitou para sugerir que a UFBA começasse a pensar na possibilidade de fazer mestrados interinstitucionais para beneficiar as universidades vizinhas como UFRB, UFOB, UFSB e UNILAB.

A ideia foi recebida com entusiasmo pela coordenadora de Desenvolvimento Humano da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas, que afirmou acreditar ser possível aproveitar os Técnicos- Administrativos que têm formação superior na capacitação de outros servidores.

A apresentação do PAC- 2017 contou com a presença de diversos membros da Coordenação da ASSUFBA- Sindicato, representando os servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFBA.

IMG_0014