Categoria lota o auditório da ASSUFBA para celebrar o Dia Nacional dos Aposentados e Aposentadas

A categoria iniciou o dia 24 de janeiro, participando da missa em homenagem ao Dia Nacional dos(as) Aposentados(as), na Igreja de São Pedro, localizada na praça da Piedade, e logo em seguida lotou o auditório da ASSUFBA para o Ato Político-Artístico-Cultural para comemorar a data.

A Coordenadora Geral da ASSUFBA, Nadja Rabello, parabenizou os(as) aposentados(as), lembrou da trajetória engajada dos presentes em defesa da educação, das universidades, do serviço público e da democracia. Reafirmou que o Sindicato segue comprometido com a classe trabalhadora, em busca de novos direitos, inclusive o reajuste salarial que retire os(as) TAE da condição de menor salário do Serviço Público Federal.

Para a Coordenadora de Aposentados, Maria Dolores de Brito, o ato é um momento festivo que serve também de reflexão. “Muito de nós já passamos por assédio, humilhações e falta de direitos na vida laboral e foi justamente esta conjuntura que estimulou o nosso grupo a ajudar a fundar a ASSUFBA, construir coletivamente e elevar o nível de consciência do trabalhador da universidade”. A história de resistência dos(as) servidores(as), que ajudaram no avanço de muitas conquistas ao longo da história, também foi lembrada pelo Coordenador de Aposentados Edgar de Jesus, que falou da ditadura militar.

Presente no evento, a representante da APUB, que faz parte do Conselho Fiscal, Rutildes Moreira, aposentada pela Faculdade de Ciências Contábeis/UFBA, afirmou que os(as) servidores(as) continuam ativos na luta permanente por direitos. Também ponderou que é preciso haver uma aproximação maior entre professores(as) e técnicos(as), já que estão no mesmo campo de batalhas e buscam conquistas.

A ASSUFBA mais uma vez reafirmou a importância da qualidade de vida para o idoso. No evento, a enfermeira, Diretora do SMURB, Luciana Boa Morte, elogiou a disposição dos(as) aposentados(as) presentes na luta responsável por fazer o Brasil vencer o ódio e o autoritarismo dos últimos 6 anos [referindo-se aos governos Temer e Bolsonaro]. Ela fez uma espécie de bate-bola com a médica geriatra Christiane Machado, que respondeu várias perguntas interessantes sobre saúde e envelhecimento. De forma democrática, os aposentados(as) fizeram diversas colocações sobre as suas preocupações com saúde e a vida.

Para a médica, envelhecer não é adoecer. Os(as) aposentados(as) precisam cuidar da saúde física e mental, e estabelecer novos propósitos após a aposentadoria. A profissional falou ainda sobre etarismo, que é a discriminação e o preconceito relacionado com a idade de uma pessoa. Tema que precisa ser aprofundado e mais refletido na UFBA, de acordo com a coordenadora Nadja Rabello.

O ato também cedeu espaço para que os(as) aposentados(as) cuidassem da saúde realizando consultas. A equipe de qualidade de vida do SMURB, composta pelo Técnico de Enfermagem, Marcelo Lima; as nutricionistas Ethiane de Jesus Sampaio e Abner Victor da Silva Teixeira; e a Terapeuta Ocupacional, Selma Favila Ribeiro, esteve a postos para atender os presentes.

O dia de comemoração teve participação massiva, muita animação, boa música e comida gostosa. Ao final do evento, foi servido um delicioso almoço, com apresentação musical, no Espaço Cultural do Sindicato.

Veja as fotos: