Centrais aprovam pauta unificada dos trabalhadores para as eleições

As centrais sindicais aprovaram, nesta quinta-feira (07/04), durante a Conclat, a Pauta Unificada da Classe Trabalhadora para as eleições de 2022. O documento contém medidas emergenciais e estruturais para garantir empregos, recuperar direitos trabalhistas e previdenciários, fortalecer a representação sindical, além de promover a democracia e a vida. A proposta será entregue aos candidatos à presidência da República que disputam as eleições deste ano.

Para a classe trabalhadora, a prioridade é derrotar o governo Bolsonaro, que tem sido um desastre para o povo. Desemprego, fome e miséria são só alguns dos problemas que atingem os brasileiros. As lideranças sindicais também reivindicam a revogação das reformas trabalhista e da Previdência e o fim do teto de gastos.

O documento aprovado na Conferência da Classe Trabalhadora, que conta com a participação da CTB, CUT, Força Sindical, UGT, CSB, Nova Central, Conlutas, Intersindical e Pública, também tem estratégias de desenvolvimento para reduzir as desigualdades, que passam pela promoção da indústria nacional e pelo fortalecimento do Estado brasileiro.

Dentre as medidas da pauta, estão o aprimoramento do combate à pandemia, valorização do salário mínimo, programa de renda básica para todas as famílias, igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, além do fortalecimento da representação dos trabalhadores no Congresso Nacional.