Centrais Sindicais comemoram os 70 anos da CLT no 1º de Maio Unificado na Praça Castro Alves

O 1º de Maio Unificado 2013, com o tema “Garantir Direitos e Avançar nas Conquistas”, será comemorado na quarta-feira (01), na Praça Castro Alves, a partir das 15h.  A grande festa, que reúne mais de 70 mil pessoas, será promovida pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical e a Nova Central Sindical. O evento terá duas grandes atrações musicais, a banda Filhos de Jorge e a cantora Juliana Ribeiro, além de sorteio de prêmios para os trabalhadores.

Neste 1º de Maio, as Centrais também estão unidas pela comemoração dos 70 anos da CLT. A Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT surgiu pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas. Desde que foi publicado o documento sofreu várias alterações sempre com o objetivo de permanecer como o principal instrumento para a regulamentação das relações trabalhistas.

A festa

A Praça que é do povo, como já dizia o saudoso Castro Alves, será, mais uma vez, palco para a continuidade dos avanços na defesa dos direitos da classe trabalhadora. O 1º de Maio unificado 2013 vai mobilizar diversas entidades do movimento sindical, além das lideranças sindicais. Autoridades, movimentos sociais e parlamentares também vão participar do evento.

Além da comemoração dos 70 anos da CLT, serão apresentadas bandeiras históricas de luta como redução da jornada sem redução dos salários; fim do fator previdenciário; valorização do salário mínimo e aumento das aposentadorias; trabalho decente; igualdade de direitos e oportunidades e redução da taxa de juros.      

O 1º de Maio também é cultura, reflexão e entretenimento. A Praça Castro Alves vai balançar no 1º de Maio com a banda Filhos de Jorge e a cantora Juliana Ribeiro. Serão sorteados, para os trabalhadores, 01 carro 0 km, três TVs de LCD 32’’ e três notebooks.  Para participar basta que os cupons sejam retirados nos Sindicatos, Centrais, nas estações de transbordo da cidade, na Praça no dia do evento e serem depositados em urnas para sorteio entre os presentes no evento.

cartao 1 de maio_

 

Fonte: CTB, FS, NCS