Centrais sindicais se reúnem com Rodrigo Maia e acertam revisão da MP 873/19

Os dirigentes da centrais sindicais estiveram reunidos com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), nesta terça-feira (02/04). O deputado assegurou que vai trabalhar pela mudança do texto da MP 873/19, que muda a forma de arrecadação sindical, com o claro objetivo de prejudicar o recolhimento das contribuições sindicais e consequentemente a sobrevivência dos sindicatos.

No texto assinado por Jair Bolsonaro, o desconto deve ser feito por meio de boleto, e não em folha. Os representantes das centrais conseguiram acertar com Maia que a nova redação da MP deve ser apresentada até o dia 16 de abril. Outra reunião deve acontecer na mesma data. Para o presidente da CTB, Adilson Araújo, “foi um encontro positivo”. 

Após o acordo firmado entre Rodrigo Maia e as centrais, o próximo passo é a instalação da Comissão Mista  na Câmara, prevista para esta semana com o objetivo de apreciar o texto da Medida Provisória.

A instalação do colegiado é feita a partir da eleição do presidente da comissão composta por deputados e senadores. O presidente será um senador e o relator, um deputado.

O relator vai ser indicado por algum partido do “Centrão”, grupo de 10 partidos composto por PR, SD, PPS, DEM, MDB, PRB, PSD, PTB, PP e PSDB.

No próximo dia 11 de abril será realizada uma audiência-manifesto no Congresso Nacional com o movimento Levante das mulheres contra a reforma da Previdência