Chapa 1- Sindicato é Pra Lutar vence eleição e continua à frente da ASSUFBA no triênio 2017-2020

Após mais de 5 horas de apuração, a Chapa 1 – Sindicato é Pra Lutar foi reeleita e permanece à frente da Assufba no triênio 2017-2020. Foram 51 urnas instaladas na UFBA, UFRB, UFOB, UFSB e UNILAB. Os 1.932 votos válidos foram apurados com o acompanhamento das duas chapas, nesta sexta-feira (10/03), no Pavilhão de Aulas da Federação VI (PAF VI). O resultado foi 68% (1.316 votos) contra 32% da Chapa 2 – É Hora de Renovar (616 votos) para a nova diretoria.

Em um processo altamente participativo, democrático e transparente, a categoria dos técnico-administrativos em Educação das Universidades Federais da Bahia deu mais uma importante demonstração de confiança à Chapa 1 – Sindicato é Pra Lutar. O pleito foi marcado pelo respeito entre os candidatos, assim como foi o reconhecimento pela Chapa 2 da vitória da Chapa 1.

O coordenador geral eleito, Renato Jorge, lembrou que as eleições se deram com muita tranquilidade e grande participação, mesmo acontecendo em um período muito próximo ao Carnaval. “A resposta da categoria foi forte e muito boa, mostrando que o servidor está comprometido com a luta da entidade de classe”.

Renato parabenizou os trabalhadores das UFBA, UFRB, UFOB, UFSB e UNILAB, que democraticamente foram às urnas e elegeram a nova diretoria. “Nossa eleição é direta, urna por urna, unidade por unidade, voto a voto”. Também fez um agradecimento especial aos aposentados, “que deram um show de participação porque não são obrigados a votar, mas vieram, participaram desse momento. Eu queria de coração agradecer o carinho da categoria, a confiança e dizer que nós vamos honrar cada voto dado pelos servidores. A luta continua e o servidor unido jamais será vencido”.

Para a coordenadora geral eleita, Aida Maia, o resultado é fruto da dedicação e do trabalho de todos os coordenadores. “Trabalhar em grupo, pelo coletivo, só resulta em vitória. A gente sempre brigou pelo direito dos técnico-administrativos em Educação das Universidades Federais da Bahia. Com a resposta positiva da categoria, teremos ainda mais ânimo para trabalhar em prol dos servidores”.

Apuração

A apuração dos votos contou ainda com presença de apoiadores. É o caso da CTB. Que apoiou a Chapa 1. O secretário geral da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Ailton de Jesus Araújo, afirmou que a vitória mostra que fazer um trabalho de movimento sindical, com responsabilidade, com compromisso de luta e com os interesses da categoria só tem a fazer crescer tanto o processo democrático quanto o fortalecimento da unificação dos trabalhadores em prol dos interesses coletivos.

Ailton ainda destacou o processo eleitoral em que se praticou “o exercício da democracia de forma correta, transparente, coerente e, acima de tudo, com responsabilidade”.

A Chapa 1 também recebeu apoio incondicional da deputada federal, Alice Portugal. “Todos sabem. Eu tenho um lado. Sou fundadora da Unidade é Pra Lutar e dessa concepção de que Sindicato é Pra Lutar e, portanto, dei meu apoio a minha chapa, o meu empenho, no sentido de ver a Assufba cada vez mais forte”.

Fundada como Associação em 1º de dezembro de 1980, a Assufba posteriormente se constitui como sindicato e luta pelos direitos dos técnico-administrativos das Universidades Federais da Bahia. Ao longo dos 36 anos, a entidade protagonizou diversas ações e atividades, além de greves, em defesa de melhores condições de trabalho e de salários.

Após a eleição, o trabalho árduo da coordenação continua. O coordenador geral, Renato Jorge, fez um convite à categoria. “No dia 14/03, temos uma assembleia em Politécnica, que vai discutir a reforma da Previdência, o enfrentamento da categoria no mês de março, a participação da mobilização no dia 15”. Após a assembleia, haverá uma comemoração.