CLG-UFBA E ASSUFBA SINDICATO DEBATEM A IMPLANTAÇÃO DOS TURNOS CONTÍNUOS NA UFBA

Conquista marcada no DNA dos(as) servidores(as), os Turnos Contínuos, medida que impacta a Modernização Administrativa da UFBA, estiveram no centro dos debates da Roda de Conversa, como uma das atividades de greve realizada pela ASSUFBA, nesta sexta-feira (12/04). Uma manhã histórica, com rica discussão democrática.

A Coordenadora da ASSUFBA e membro da CAJ Central, Adelmária Ione, iniciou o trabalho explicando como funcionam os Turnos Contínuos na instituição, e que devemos levar em consideração dois aspectos: o funcionamento das Unidades/Órgãos de forma ininterrupta e a relação de atendimento direto com o público externo.

Ione afirmou que 161 Setores da UFBA hoje, já têm PROCESSOS COM PARECERES EMITIDOS E AUTORIZADOS PELO REITOR. Deste total, 10 locais tiveram pareceres sugerindo “AJUSTES” por não se enquadrarem na Legislação vigente ou na Resolução nº 13/2013. Ela exclamou que os Turnos Contínuos avançam no sentido de superar as relações arcaicas que ainda existe na universidade.

O Coordenador da ASSUFBA e Representante da CAJ Central, Antônio Bomfim Moreira, lembrou que este ano a Resolução nº 13/2013, que Regulamenta o Processo de Implementação e Avaliação da Flexibilização para Ajuste de Jornada de Trabalho dos(as) TAE na UFBA, vai completar 11 anos em dezembro.

Bomfim explicou que já há um grande número de Unidades/Órgãos com os Turnos Contínuos implementados sem nenhuma insegurança jurídica. Ele ressaltou que a CAJ Central toma as decisões em obediência à Resolução e que deve prevalecer a Supremacia do Interesse Público.

Ao longo da Roda de Conversa, os(as) servidores(as), de forma tranquila e democrática, fizeram perguntas sobre os Turnos Contínuos no “Chat”, que foram respondidas pela Coordenação da ASSUFBA. A atividade foi um sucesso e fortaleceu o movimento de greve. Na Universidade a luta é de verdade! Lutar. Vencer. A GREVE É PRA VALER VALER!
SINDICATO É PRA LUTAR!