CNG a Fasubra apresenta motivos da greve em aula inaugural da UnB

Na manhã da segunda-feira (10/8), o Comando Nacional de Greve (CNG) da Fasubra Sindical participou da Aula Magna em recepção aos Calouros da Universidade de Brasília. O evento realizado no Centro Comunitário Athos Bulcão, marcou o início do semestre letivo, que começa com cerca de 50 mil estudantes, segundo a instituição. Convidado para a aula inaugural, o desenhista Maurício de Sousa criador das histórias em quadrinhos Turma da Mônica, foi entrevistado diante do auditório.

Representantes da federação fizeram o uso da palavra, concedida pelo reitor Ivan Camargo, sobre a greve dos trabalhadores técnico-administrativos. As razões da greve e o corte de orçamento para educação e saúde foram pautados. A precarização e desmonte das universidades públicas no cenário atual, segundo a representação da Fasubra Sindical, também contribui para o prejuízo de alunos, servidores e sociedade.

Ao final, o destaque para a luta dos trabalhadores por uma universidade pública, gratuita e de qualidade, segundo a federação, envolve todos os atores sociais. A importância da paridade nos Conselhos Superiores (mesmo quantitativo de técnicos, docentes e discentes nas representações) das Instituições Federais de Ensino Superior, segundo a federação, também é necessário para o exercício da democracia.

FAsubra