CNG/FASUBRA FAZ DEBATE CONTRA O MACHISMO

DEBATE MACHISMO 3052014 Por decisão do Comando Nacional de Greve/FASUBRA, foi realizado nesta sexta-feira (30) o debate sobre machismo. Logo no início, o CNG fez um minuto de silêncio em homenagem a técnica-administrativa em educação Jundiara Paim, trabalhadora da UFBA que faleceu hoje. Jundiara deixa esposo e dois filhos adolescentes.

Após a homenagem, os delegados assistiram ao filme Terra Fria que narra a história de Josey Aimes uma mulher que depois de sofrer inúmeras agressões físicas de seu marido, sai de casa com seus dois filhos, em busca de abrigo na casa de seus pais e de um emprego.

O que Josey Aimes quer é um trabalho decente para que ela possa colocar comida em casa e criar bem seus filhos. Mas o que ela realmente consegue é ser ameaçada, insultada, cobiçada, desprezada, atacada e chamada dos piores nomes. “Encare isso como homem”, lhe diz seu chefe machista. Em vez disso, ela encara tudo como um ser humano e contra-ataca, diz a sinopse do filme.

Terra Fria conta a história verdadeira de uma mulher que quebrou a barreira da discriminação sexual ao trabalhar nas insalubres minas de ferro de Minnesota e quebrou, também, barreiras legais movendo a primeira ação trabalhista por assédio sexual da nação.

Após a apresentação do filme foi disponibilizado um espaço para que os presentes pudessem fazer uma avaliação da temática do filme. Todas as intervenções, a maioria com um forte apelo emocional, relataram a existência cotidiana do machismo e a necessidade de lutar contra esta forma de opressão que penaliza as mulheres, afastando-as das lutas sindicais.

O objetivo do CNG ao apresentar o filme foi incentivar os delegados a discutirem a questão do machismo nas entidades de base da FASUBRA, de forma a evitar que o tipo de preconceito que a protagonista da história sofre, seja repetido nos locais de trabalho.

Ao final do evento, a Coordenação da Mulher Trabalhadora da FASUBRA Sindical sorteou cópias do filme para possibilitar a discussão nas entidades de base.

 Fonte: ASCOM FASUBRA Sindical