I Colóquio Franco-Brasileiro de Estética de Cachoeira

O I Colóquio Franco-Brasileiro de Estética de Cachoeira: Fronteiras nas Artes Visuais será realizado no dia 11 de outubro, no auditório da Fundação Hansen Bahia, em uma colaboração entre a Université Paris 8, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL – Artes Visuais) e a Universidade Federal da Bahia (PPGAV – EBA – Escola de Belas Artes), como parte das atividades do grupo de pesquisa RETINA.International em 2013 no ciclo de pesquisa “Dialogues Frontieres” (Diálogos de Fronteiras). O evento contará com a presença do teórico Prof. Dr. François Soulages, autor do livro Estética da Fotografia: perda e permanência, e do Prof. Dr. Eric Bonnet da Université Paris 8, além de outros pesquisadores da França, Espanha, Argentina e professores da UFRB e UFBA.

O I Colóquio Franco-Brasileiro de Estética na UFRB pretende discutir as fronteiras nas artes visuais, nos processos de criação, produção e recepção da imagem, compreendendo como a pesquisa em  artes vem deslocando esses limites nas práticas artísticas contemporâneas, nas relacões entre o corpo, a arte e a tecnologia, nos levando a um questionamento da própria existência dessas fronteiras. O debate provocado pelas conferências e mesas redondas vai abordar as seguintes questões: Como podemos discutir as fronteiras nas artes visuais?  Quais são os seus deslocamentos na produção artística contemporânea? Como esses limites são questionados nos procedimentos artísticos? Como as fronteiras entre as artes, entre os espaços e entre os diferentes tempos se diluem na arte digital? Quais os limites da imagem e da arte na cultura digital?

Entre as atividades do Colóquio, acontecerá a Exposição Fronteiras da Memória, dos graduandos de Artes Visuais (Fotografia II – 2012.2), na galeria do Instituto Cultural Afro-Brasileiro Identidade Brasil, de 11/10 até  27/10/2013.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por email ou no local durante a abertura do evento, das 8:30 h às 9 h.

Mais informações: www.icfb-fronteiras-nas-artes-visuais.blogspot.com.br.

 

Fonte: http://www.ufrb.edu.br