Com Bolsonaro no governo, faltam servidores em órgãos federais, aponta levantamento

Dados do Ministério da Economia mostram que há mais vagas do que servidores em 32 órgãos público federais. Em número absolutos, o INSS possui a situação mais crítica, com 20,3 mil funcionários e 22,1 mil postos vagos. Isso quer dizer que há 22,1 mil postos sem preenchimento.

A falta de incentivo na carreira pública causada pelo descaso do governo Jair Bolsonaro vem causando impactos na realização das atividades. Sem pessoal suficiente, os profissionais precisam acumular funções e dispõem de menos tempo para aplicar a cada tarefa, ou as unidades precisam cortar serviços.

De acordo com o levantamento, se forem considerados os órgãos com mais vagas distribuídas do que pessoas trabalhando, o número de órgãos cai para 16.

Outro órgão que vem sendo sucateado pelo governo federal é o Ibama. Atualmente possui  2.480 servidores estatutários na ativa – em 2007 eram 6 mil. Com a chegada do governo Bolsonaro e do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a entidade perdeu 17,7% do seu quadro de funcionários.

Confira a lista com os órgãos que têm mais vagas aprovadas do que pessoas trabalhando clicando aqui.