COM-HUPES promove mutirão para diagnóstico e tratamento de Parkinson

Na semana de 6 a 11 de abril,  o Complexo do Hospital Universitário Profº Edgard Santos (COM-HUPES), em parceria com a ABaPAz – Associação Bahiana de Parkinson e Alzheimer, realizará várias atividades para marcar o Dia Internacional da Doença de Parkinson, que acontece em 11/04. Um mutirão para diagnóstico e tratamento da doença será promovido com a participação de uma equipe multidisciplinar de médicos neurologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e enfermeiros, com o atendimento de segunda à sexta-feira, no período da tarde, no Hospital das Clínicas, que fica na Rua Augusto Viana, 1 – Canela. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones: 3347-0143 / 3247-6982.

A doença de Parkinson compromete as funções motoras – equilíbrio, fala, deglutição, apresentando rigidez muscular, falta de coordenação motora, tremores e desequilíbrio. Por falta de conhecimento e informação sobre a doença, os pacientes podem sofrer com a discriminação e a incompreensão de seus próprios familiares em relação às suas dificuldades nas atividades da vida diária e na vida social. Determinados comportamentos, como a desqualificação e sentimentos negativos que comprometem a autoestima, podem agravar o estado físico e emocional da pessoa com a enfermidade e provocar um estado depressivo.

No dia 10/04, acontecerá palestra com a Profª Ana Caline Nóbrega (UFBA) e o Profº Nildo Ribeiro (UFBA) para divulgação de pesquisa sobre o impacto dos exercícios orais e respiratórios no tratamento das alterações de deglutição em pessoas com doença de Parkinson. A palestra começa às 15h, no Auditório do Instituto de Ciências da Saúde/UFBA. O evento terá como convidado o Profº da Faculdade de Medicina Ailton Melo, neurologista e pesquisador de doenças neurológicas degenerativas, que fará a abertura da palestra representando a diretoria do COM-HUPES.

De acordo com a programação, será organizada na sequência uma mesa de debate presidida pela ABaPAz, com a participação de alunos da UFBA e de portadores da doença de Parkinson, com foco na temática do preconceito familiar.  Os alunos do curso de Fonoaudiologia e Fisioterapia promoverão atividades do curso de extensão de Arte e Saúde com mostra de fotos, teatro, música e dança.

Fonte: UFBA