Comando Local de Greve se reúne para avaliação e definição dos próximos passos

O Comando Local de Greve da UFBA voltou a se reunir virtualmente, nesta terça-feira (02/04), para avaliar o movimento paredista. O Coordenador Geral, Renato Jorge, tratou dos informes nacionais e locais, da agenda de ações e dos próximos passos. Ele falou sobre a greve estar forte e afirmou que “não podemos terminar o governo Lula com o pior salário do serviço público”.

A Deputada Federal e membro da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, Alice Portugal, participou da reunião e lembrou que esta é a primeira greve em um momento em que foi restaurado o processo democrático no país. A parlamentar falou sobre a correlação de forças no Congresso Nacional, das Mesas de Negociação em curso, do GT que discute a Lei de Greve, e da audiência com a Ministra da Gestão e Inovação em Serviço Público, Esther Dweck. Para ela, a luta da categoria já tem dado resultados positivos.

O debate também girou em torno do Relatório Final do GT-REESTRUTURAÇÃO do PPCTAE composto pelo MEC e MGI, entregue pela FASUBRA. Renato lembrou que a Comissão de Apoio ao funcionamento da Greve foi criada nesta segunda-feira (01/04), e tem a participação democrática da categoria.

A Coordenadora Geral do Sindicato, Nadja Rabello, listou os documentos que foram elaborados pelos(as) servidores(as) sobre o funcionamento das Unidades/Órgãos já entregues à Reitoria da UFBA, além de informar os Setores que solicitaram reuniões com o Comando Local de Greve. A Coordenadora Rosemary Silva falou sobre a análise da documentação e os trâmites necessários para serem protocolados. “Não podemos produzir nenhuma insegurança jurídica”.

A situação do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICTI/UFBA Camaçari foi relatada pela Coordenadora Adelmária Ione, que além do funcionamento do local, deu informes sobre o Ato realizado pelo Comando Local de Greve ASSUFBA na Porta da Reitoria da UFBA, nesta segunda-feira (01/04). Falou também sobre a ação que deve ser realizada no município, com a entrega de um documento pedindo o apoio dos Vereadores(as) à greve. Um dos encaminhamentos da reunião é a visita do CLG ao ICTI-CAMAÇARI na próxima semana.

O Coordenador da entidade, Romilson Aragão, informou que no IMS-CAT Anísio Teixeira, estão sendo feitas avaliações da situação local para passar ao Comando Local de Greve. Ele disse que nesta quarta e quinta-feira (03 e 04/04), o IMS-CAT receberá a visita do MEC, que vai avaliar o Curso de Medicina. Os(as) servidores(as) vão aproveitar a oportunidade para fazer panfletagem e fortalecer o movimento. O Coordenador Antonio Bomfim deu informes sobre a reunião ocorrida nesta segunda-feira (01/04) na PRPPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) convocada pelo Vice-reitor, Penildon Filho.

Os membros do Comando Nacional de Greve/FASUBRA, Edson Borba, José de Deus e Jomar Fadigas falaram sobre as ações do movimento em Brasília e da organização do ato, nesta quarta-feira (03/04), que deve acontecer no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos ou no Ministério da Educação.

O Comando Local de Greve da UFBA aprovou um calendário de atividades de 8 a 12 de abril.

🚩🗓 AGENDA DE LUTA DA GREVE NA UFBA

🔹 03 DE ABRIL (QUARTA-FEIRA)

• Ato Unificado na Praça da Piedade em conjunto com a APUB e o SINASEFE/BA, às 9h;

🔹 04 DE ABRIL (QUINTA-FEIRA)

• Reunião dos lotes de Processos / 3.17% – Manhã e Tarde;

🔹 05 DE ABRIL (SEXTA-FEIRA)

• Roda de Conversa sobre a greve com os/as Servidores(as) dos HU’s, no Auditório da ASSUFBA, às 9h30.

PARTICIPE!
SINDICATO É PRA LUTAR!!!